NOTÍCIAS

Assembleia Legislativa outorga Medalha Ruy Araújo ao ministro Ricardo Lewandowski, do STF

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

19.ago.2022 14:42h
img
Foto: Danilo Mello

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF) e vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foi homenageado na manhã desta sexta-feira (19), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), com a entrega da Medalha Ruy Araújo.

A Medalha é a maior honraria concedida pelo Poder Legislativo e teve iniciativa do presidente da Casa, deputado Roberto Cidade (União Brasil), que conduziu a homenagem.

Em seu discurso, o homenageado defendeu a urna eletrônica, a justiça eleitoral e a democracia, e falou da alegria de voltar ao Parlamento estadual como cidadão amazonense, título concedido pela Aleam por meio da Lei nº 4.827, de 6 de maio de 2019. “Sou carioca de nascimento, paulista por adoção e amazonense de coração”, destacou.

Ao falar da importância do judiciário para a sociedade, enfatizou o papel da justiça eleitoral como um diferencial do país, ressaltando a imparcialidade na condução do processo das eleições. “A justiça eleitoral tem garantido o respeito, a soberania popular, a vontade e a escolha do povo brasileiro de seus representantes políticos”, afirmou, ratificando que os brasileiros podem ter a certeza de eleições limpas, imparciais, seguras e a confiabilidade das urnas eletrônicas. “Teremos dias e meses difíceis pela frente, mas haveremos de triunfar”, enfatizou.

O ministro afirmou ainda que a bandeira da democracia será mantida elevada para garantir a sustentação do Estado Democrático de Direito. “Haveremos de garantir que teremos, cada vez mais, uma sociedade justa, fraterna e solidária”, concluiu.

A Sessão Especial foi realizada no Plenário Ruy Araújo, e contou com as presenças de diversas autoridades, como o chefe da Casa Civil, Flávio Cordeiro Antony, que falou em nome do Executivo estadual sobre as importantes decisões e os votos favoráveis à Zona Franca de Manaus (ZFM). “O STF é quem tem dado guarida a ZFM nos constantes ataques que o modelo econômico tem sofrido ultimamente”, destacou Antony, falando do comprometimento do ministro Lewandowski na defesa de milhares de empregos de pais de família amazonenses.

Durante o evento o ministro Ricardo Lewandowski também recebeu a Medalha do Mérito Acadêmico da Escola Superior da Magistratura do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM), que foi entregue pelo Desembargador João Simões, diretor da Escola da Magistratura.