NOTÍCIAS
A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), por meio de sua Diretoria de Saúde, participou da segunda edição do “Corregedoria Day”, realizada nesta quarta-feira (7/5), no auditório do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), com um estande institucional. O evento teve como tema “Ambientes Institucionais e Saúde Mental: Caminhos Para o Cuidado” e reuniu representantes de diferentes órgãos públicos, servidores, estudantes e membros da sociedade civil, com o objetivo de ampliar o diálogo sobre saúde mental no serviço público.
A iniciativa é uma realização do Instituto Rui Barbosa (IRB), por meio do Comitê Técnico de Corregedorias dos Tribunais de Contas do país, com apoio da Diretoria de Saúde do TCE-AM. A programação do evento, que teve início às 9 horas, contou com palestras, mesas-redondas e debates, e foi transmitida ao vivo pelos canais oficiais do Tribunal, incluindo sua página no YouTube.
A participação da Aleam se insere em um movimento institucional de fortalecimento das políticas de saúde mental voltadas aos servidores públicos e seus dependentes. “A Assembleia, como o órgão que cria leis, tem o dever de participar e compartilhar sua experiência, como o Centro médico, por exemplo, que atende nossos servidores. Reforçamos o nosso compromisso com práticas de cuidado integral, colaborando para o fortalecimento de uma cultura organizacional baseada na valorização humana e na saúde emocional dos servidores públicos”, enfatizou o presidente da Casa, deputado Roberto Cidade (UB).
Representando a Casa Legislativa, o diretor de Saúde, médico Arnoldo Andrade, apresentou os trabalhos realizados no Poder Legislativo, focados no bem-estar e saúde mental dos servidores da Casa. Ele destacou a relevância de ações institucionais voltadas à promoção do bem-estar psíquico dos servidores e seus dependentes.
“A Assembleia traz para este evento a nossa experiência, especialmente na área da psicologia, tratando questões relacionadas à cognição, apresentando nossos números, como realizamos os diagnósticos e como estruturamos os tratamentos”, explicou Andrade.
A conselheira-presidente do TCE-AM, Yara Lins, ressaltou a centralidade da saúde mental para a promoção de um ambiente institucional mais humano e eficaz. “Promover o cuidado com a saúde mental dos nossos servidores é também promover um ambiente institucional mais justo, acolhedor e eficiente. O Corregedoria Day reforça esse compromisso, mostrando que o bem-estar das pessoas deve estar no centro das ações públicas”, declarou.
O conselheiro Josué Neto, corregedor do TCE-AM e idealizador do evento, destacou que a proposta vai além da reflexão teórica, visando gerar transformações concretas nos espaços de trabalho. “Mais do que discutir conceitos, queremos provocar reflexões e estimular práticas que contribuam para ambientes de trabalho mais saudáveis e humanos. A Corregedoria acredita que investir em saúde mental é investir em qualidade institucional.”
Programação
A programação teve início com a palestra do psiquiatra Luiz Eduardo Fonseca com o título “Saúde Mental no Trabalho: Entendendo e Prevenindo o Burnout”, na qual abordou os impactos do ambiente corporativo no bem-estar dos profissionais.
O psicólogo e professor José Humberto Filho tratou do tema “Saúde Mental como valor institucional para o TCE-AM”, sendo sucedido pela palestra “A força desafiadora do espírito humano”, ministrada pelo psicólogo e gestor público Adenilson Reis. Por fim, a realização de uma mesa-redonda com os palestrantes, mediada pela psiquiatra Loren Cavalcante, especialista em terapia cognitivo-comportamental e prevenção ao suicídio, que atua no TCE-AM.
Av. Mário Ypiranga Monteiro, 3950 – Parque 10 de Novembro, Manaus/AM, CEP: 69050-030
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta – 08h às 14h
Fone: +55 (92) 3183-4444 / CNPJ: 04.530.820/0001-46
Av. Mário Ypiranga Monteiro, 3950
Parque 10 de Novembro, Manaus/AM
CEP 69050-030
Horário de Funcionamento:
Segunda a Sexta – 08h às 14h
Fone: +55 (92) 3183-4444
CNPJ: 04.530.820/0001-46