NOTÍCIAS

Assembleia Legislativa realiza abertura do 2º Feclam fortalecendo os Legislativos do Amazonas

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

19.abr.2022 19:23h
img
Foto: Hudson Fonseca

Nesta terça-feira (19), a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realizou a abertura da segunda edição do Fórum Estadual das Casas Legislativas do Amazonas (Feclam), com objetivo de realizar a troca de experiências e o fortalecimento dos Poderes Legislativos do Estado. Além da mesa de abertura, os participantes inscritos no primeiro dia de evento também puderam prestigiar uma palestra magna sobre os Limites da Propaganda Eleitoral, com o desembargador Luis Felipe Avelino Medina, do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM).

O presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade (UB), se disse otimista sobre o crescimento do evento. “Estamos recebendo vereadores de todos os municípios do interior e da capital amazonense, de todos os 62 municípios. Algumas câmaras estão presentes com todos os seus vereadores neste evento que é feito para fortalecer o Poder Legislativo em todo o Amazonas”, declarou.

Cidade destacou também que a Aleam é a primeira Casa Legislativa Estadual do país a promover esse tipo de evento em todo país. “Essa é uma iniciativa inédita e que, com certeza, deverá servir de modelo paras outras Assembleias Legislativas Brasil afora porque o resultado disso é muito positivo e traz benefícios para a população”, destacou.

Durante a abertura do evento, o governador do Amazonas, Wilson Lima (UB), falou sobre a importância de uma relação saudável entre os Poderes Executivos e Legislativos. “Nosso sistema político faz com que esses dois entes, que são independentes, trabalhem de forma harmoniosa. E só assim nós conseguimos avançar muito e fazer entregas que mudam a vida das pessoas. É importante termos esse alinhamento, de forma responsável. É importante essa vinda de vocês até aqui nesse encontro, de fazer essa troca de experiências”, afirmou.

O deputado federal e vice-presidente da Câmara Federal, Marcelo Ramos (PSD), também destacou a importância dessa troca de informações. “O Estado do Amazonas é imenso, então tem realidades muito diversas, com experiências econômicas e sociais também muito diversas. Esse é um processo de formação que as Câmaras do interior do Estado não têm condições de fazer com recursos próprios e o presidente Roberto Cidade, num gesto solidário, realiza aqui na capital. Fortalecer o Poder Legislativo é fortalecer as bases da democracia brasileira”, destacou.

 

 

Políticas para o Interior e para as Mulheres

O deputado estadual Cabo Maciel (PL) destacou as dificuldades que os vereadores têm em atender a população no interior. “Nós que somos deputados interioranos e percorremos os rincões do nosso Estado, atravessando lagos e rios, sabemos que não é fácil ser vereador no interior. Por isso, os peregrinadores do interior do Amazonas sabem que essa interação é algo ímpar que tem acontecido no Poder Legislativo e vai ajudar a melhorar com boas políticas públicas o interior do Estado”, comemorou.

Em seu discurso durante a abertura, a deputada Alessandra Campelo (PSC) fez um cumprimento às vereadoras presentes. “Para nós, mulheres, exercer a prerrogativa de legislar é sempre mais difícil. E o presidente a Aleam sempre dá muito apoio às mulheres aqui dessa Casa. Peço às vereadoras e vereadores que façam políticas públicas para mulheres nos seus municípios. Quando você faz uma política pública para mulheres você atende 53% da população”, destacou.

 

 

Programação

A diretora do Centro de Cooperação Técnica do Interior (CCOTI) da Aleam, Eliane Ferreira, explicou como os temas da programação dessa edição foram escolhidos. “Na primeira edição, nós passamos um formulário pedindo sugestões para temas dessa segunda edição. Eles assinalaram que precisavam saber mais sobre oratória, planejamento de marketing digital e também sobre as mudanças na Lei Eleitoral para o pleito deste ano e dos próximos, então montamos uma programação para atender essas necessidades”, contou.

 

 

Autoridades

Também estiveram presentes na cerimônia de abertura Marco Aurélio Choy, procurador do município de Manaus, representando o prefeito da capital, o presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador David Reis (Avante), o Defensor Geral do Estado, Ricardo Paiva, e os deputados Mayara Pinheiro (Republicanos), Adjuto Afonso (UB), Therezinha Ruiz (PL), Sinésio Campos (PT), Abdala Fraxe (Avante), Dr. Gomes (PSC) e João Luiz (Republicanos).