NOTÍCIAS

Assembleia Legislativa realiza Cessão de Tempo para debater Esclerose Múltipla

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

25.ago.2022 12:11h
img
Foto: Danilo Mello

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realizou, na manhã desta quinta-feira (25), Cessão de Tempo, por solicitação do deputado Wilker Barreto (Cidadania), para que representantes da Associação dos Portadores de Esclerose Múltipla do Amazonas (APEAM) falassem sobre a campanha “Agosto Laranja”, mês de conscientização a respeito da doença. Na ocasião, pacientes, pais e familiares estiveram presentes.

Instituído pela Lei Federal nº 11.303 de 2006, o Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla é lembrado em 30 de agosto e tem como objetivo fomentar o diagnóstico precoce, mais qualidade de vida, acolhimento, respeito e dignidade para quem convive com a doença, assim como amigos e familiares.

Rosa Maria Marques Medeiros, Relações Públicas da Associação dos Portadores de Esclerose Múltipla do Amazonas (APEAM), subiu à tribuna para conclamar os parlamentares estaduais a destinarem emendas à compra de medicamentos de combate aos sintomas da doença. “Esses medicamentos já foram aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), mas ainda não constam no rol do Sistema Único de Saúde (SUS). Gostaríamos que os parlamentares olhassem com carinho à solicitação, pois é triste termos de implorar ao Estado aquilo que é dever”, lamentou.

Nise Alessandra de Carvalho Souza, médica neurologista, também falou durante a Cessão de Tempo e discorreu sobre a emoção de estar em frente aos seus pacientes, que lotavam a galeria da Aleam. “É preciso olhar com mais atenção para essa doença. Hoje temos tratamentos muito eficazes. Caso diagnosticada e tratada precocemente, podemos modificar a evolução natural da Esclerose Múltipla e o paciente pode vir a ter uma vida normal”, explicou.

Após as solicitações dos ativistas, um grupo de parlamentares definiu que irá solicitar a destinação de suas emendas impositivas para compra dos medicamentos.

 

Esclerose Múltipla

A Esclerose Múltipla é uma doença autoimune do sistema nervoso central que mais acomete jovens adultos no mundo. Ainda não há cura, mas já existem diversos tratamentos eficazes. Entre seus principais sintomas estão fadiga, problemas de visão, problemas motores (perda de força ou função; perda de equilíbrio) e alterações sensoriais (formigamentos ou sensação de queimação).