NOTÍCIAS

Assembleia Legislativa realiza duas Cessões de Tempo sobre temas da saúde, nesta terça-feira (9)

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

09.nov.2021 15:34h
img
Foto: Divulgação Dicom

Durante o Grande Expediente desta terça-feira (9) foram realizadas duas Cessões de Tempo, solicitadas pelos deputados do Progressistas, Álvaro Campelo  e Dra. Mayara Pinheiro.  A primeira, de iniciativa de Campelo, foi em razão do Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez, celebrado no dia 10 de novembro.  A presidente da Associação Nacional dos Surdos Oralizados, Keyla Ayres; a fonoaudióloga da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Maria dos Santos Pedretti; a diretora do Complexo de Educação Especial da Semed, Maria Reni Carvalho e Raiana da Silva Nascimento, representante do Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação e Atendimento Específico “Mayara Abdel Aziz” puderam se pronunciar na tribuna do Plenário Ruy Araújo sobre os processos de ensino para alunos surdos, tratamentos e cirugias, como o implante coclear. “É importante falarmos sobre esse tema aqui, com os deputados, para que juntos possamos contribuir na construção de políticas públicas para esse público”, declarou Maria Reni.

Em seguida o médico urologista Ítalo Cortez falou sobre a Campanha Novembro Azul, em Cessão de Tempo solicitada pela deputada Dra. Mayara. O especialista falou sobre a importância dos exames para detecção do câncer de próstata.

O médico relatou que esse tipo de câncer é o segundo que mais atinge a população masculina, perdendo apenas para o câncer de pele, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Segundo o Inca, um a cada oito homens será diagnosticado com câncer de próstata; e um a cada 40 irá morrer da doença. Porém, se detectado precocemente as chances de cura do câncer de próstata chegam até 90%.

“Precisamos vencer o preconceito em relação ao exame de toque retal, necessário ao diagnóstico da doença”, disse o urologista, pedindo que os homens não procurem um médico apenas quando apresentarem sintomas da doença. A população masculina deve realizar os exames anualmente, a partir dos 40 anos, ou antes dessa idade, caso exista histórico familiar da doença.