NOTÍCIAS

Assembleia Legislativa realiza Sessão Especial com homenagens a Jefferson Péres e Ciro Gomes

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

17.mar.2022 19:51h
img
Foto: Ney Xavier

Na tarde desta quinta-feira (17), a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realizou Sessão Especial com uma homenagem póstuma ao senador Jefferson Péres, que, se estivesse vivo, completaria 90 anos neste mês de março, e entregou o Título de Cidadão do Amazonas ao vice-presidente nacional do Partido Democrático Trabalhista (PDT), Ciro Gomes.

As homenagens são de autoria do deputado Adjuto Afonso (PDT) e foram realizadas na mesma Sessão, que foi presidida pelo vice-presidente da Aleam, deputado Carlinhos Bessa (PV).

Na ocasião, autoridades e parceiros políticos discursaram a respeito da vida e obra política do saudoso Jefferson Péres, como o deputado Dermilson Chagas (sem partido). “Tive a oportunidade de conviver com o senador Jefferson Péres, cuja moral era a palavra-chave. O senador faz falta hoje, não apenas ao Amazonas, mas ao Brasil. Era um homem forte, com altivez. O Amazonas deve muito a essa pessoa maravilhosa”, destacou.

Também subiu à tribuna para discursar, o ex-deputado estadual Luiz Castro, que destacou o brilho da atuação do senador. “ Jefferson Péres tinha o espírito da defesa do bem coletivo. Estava triste no final do processo político, na expectativa de mudanças que ainda não aconteceram no país, mas podem vir a acontecer. Agradeço o exemplo e inspiração que ele se tornou para nós”, reiterou.

O atual presidente nacional do PDT, Carlos Luppi, falou sobre as lembranças do colega de partido. “O Jefferson tinha a marca de falar baixinho, de forma singela, mas sempre muito firme. Defendia a bandeira da sua vida: a ética; o bem comum de um povo, que ainda não conseguiu se respeitar como pátria-mãe de todas as riquezas naturais do planeta terra. Que Jefferson Péres nos ilumine, é o que mais precisamos nesse momento”, declarou.

O filho de Jefferson Péres, Roger Péres, discursou em nome da sua Mãe, Marlidice Péres, que não pôde comparecer por motivos de saúde e destacou a trajetória do pai. “Foram 76 anos de existência nesse plano material, dos quais 19 foram dedicados à vida pública, 6 anos na Câmara Municipal de Manaus e 13 no Senado Federal. Jefferson era duro, contundente, irascível mesmo, quando lidava com valores inegociáveis. A ida dele à política não foi uma incursão de vaidade, foi uma missão de vida”, afirmou.

Título de Cidadão Amazonse

O também colega de Jefferson Péres e atual vice-presidente do PDT, Ciro Gomes, recebeu, durante a Sessão Especial, o Título de Cidadão Amazonense das mãos do deputado Adjuto Afonso, que explicou que a homenagem foi aprovada em 2019, mas por falta de agenda não havia sido entregue antes.

O parlamentar destacou ainda a atuação de Ciro Gomes em prol do Amazonas “As pessoas questionam o que os homenageados que se tornam novos cidadãos fizeram pelo estado do Amazonas. O Ciro sempre foi um dos grandes defensores da Zona Franca de Manaus (ZFM) e sua permanência por conta da importância para a economia do Amazonas, além da manutenção de estruturas governamentais para nossa região, como a Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam). A contribuição ao longo dos anos, sempre pensando em nossa região, nos faz reconhecer seus compromissos com o nosso Estado”, afirmou.

O novo cidadão do Amazonas elogiou a atuação política de Jefferson Péres e reiterou seu apoio ao estado do Amazonas e à Amazônia. “Contribui com a discussão da manutenção da Zona Franca de Manaus, da construção do gasoduto, do combate às mazelas da seca de 2004 no Estado. Fico impressionado com quem defende o fim do Polo Industrial, que é responsável por 8% da produção industrial de todo país. É preciso que o amazônida seja ouvido, que as pessoas daqui sejam ouvidas. Esse gesto de me homenagear é uma generosidade que me faz mais comprometido com essa terra, motivado para mudar o Brasil”, declarou.

Jefferson Péres

José Jefferson Carpinteiro Péres nasceu em Manaus em 18 de março de1932 e faleceu em 23 de maio de 2008. Foi professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), eleito vereador e depois senador da república. Filiou-se ao PDT em 1999 e foi autor de projetos que diminuíram privilégios de cargos eletivos.

Título de Cidadão do Amazonas

O Título de Cidadão integra o rol de homenagens concedidas pelo povo amazonense por meio da Resolução Legislativa 71/1977, e é dedicado para pessoas que prestaram relevantes serviços para o Estado do amazonas e o seu povo.

É um instrumento para festejar o politicamente correto, é um perene voto de defesa da cidadania e a luta pelos direitos civis, políticos, sociais, ambientais e republicanos.