NOTÍCIAS

Assembleia Legislativa realiza Sessão Especial em celebração pela passagem do Dia do Advogado

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

10.ago.2023 15:39h
img
Foto: Alberto César Araújo

Uma Sessão Especial realizada nesta quinta-feira (10) na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) homenageou os advogados pela passagem do Dia do Advogado, celebrado nacionalmente no dia 11 de agosto. No encontro, que teve iniciativa do presidente Roberto Cidade (União Brasil), Thiago Abrahim (União Brasil), Débora Menezes (PL) e Cristiano D’Angelo (MDB), foi destacada a importância da advocacia, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e da promoção da igualdade entre todos.

“Os advogados são fundamentais na garantia de direitos fundamentais. São defensores da Constituição e de todo o conjunto de leis que garantem o ordenamento social”, afirmou o presidente Cidade, ressaltando ainda, durante seu pronunciamento, sua admiração e seu respeito por esse profissional que detém a nobre missão de resguardar princípios básicos e fundamentais na sociedade.

Agosto, lembrou o deputado D’Angelo, é considerado o mês da advocacia porque no dia 11 de agosto de 1827 foram criados os primeiros cursos jurídicos no Brasil, nas cidades de São Paulo (SP) e Olinda (PE). “Esta homenagem é um reconhecimento da relevância da profissão de advogado, essencial ao Estado Democrático de Direito”, declarou o deputado em nome do Parlamento Estadual.

No Estado existem 18.450 mil advogados inscritos na OAB – Seccional Amazonas, com 13 mil inscrições ativas, segundo o presidente da Ordem, Jean Cleuter Mendonça, falando que além do conhecimento jurídico em si, os advogados atuam com cuidado especial com as pessoas assistidas, que são dependentes da atuação desses profissionais para terem seus direitos reconhecidos.

O presidente da OAB-AM recebeu das mãos do presidente da Aleam uma placa de reconhecimento pela relevância da atuação dos advogados na sociedade. “O advogado tem uma missão árdua de defender o cidadão, de defender a sociedade, sendo então os advogados agentes relevantes da promoção da justiça”, disse Mendonça, agradecendo à Assembleia Legislativa, “em nome dos mais de 18 mil advogados”, pela homenagem e reconhecimento da classe pela passagem do Dia do Advogado.

Durante a Sessão Especial ainda foram entregues 105 certificados para advogados que se descaram no exercício da profissão. Os deputados Cristiano D’Angelo e Débora Menezes também se pronunciaram e igualmente destacaram o papel dos advogados no exercício de um serviço indispensável para a administração da justiça.