NOTÍCIAS

Assembleia Legislativa realiza Sessão Especial pelo Dia do Psicólogo

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

25.ago.2023 13:35h
img
Foto: Hudson Fonseca

No próximo domingo, dia 27 de agosto, comemora-se o Dia Nacional do Psicólogo. E para celebrar a data e os profissionais, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realizou nesta sexta-feira (25) Sessão Especial. A homenagem teve iniciativa do presidente Roberto Cidade (UB), e dos deputados Comandante Dan (Podemos), Alessandra Campêlo (Podemos), Mário César Filho (UB) e Cabo Maciel (PL).

“Ressalto a capacidade que esse profissional tem de ajudar o outro a ressignificar suas dores, a fazer com que reconheça suas potencialidades e que possa ter uma vida mais equilibrada, saudável e feliz”, justificou o presidente Roberto Cidade.

O deputado João Luiz (Republicamos), que presidiu a Sessão Especial, lembrou que o dia 27 de agosto se refere à data de publicação da Lei n 4.119/1962, que regulamentou a psicologia brasileira. O dia foi oficialmente instituído em 2016, por meio da Lei 13.407, e prestigia a atuação de mais de 440 mil psicólogas e psicólogos em todo o país.

Os deputados Comandante Dan e Débora Menezes (PL) também participaram da homenagem e destacaram a importância desses profissionais, especialmente nas políticas públicas e na sociedade.

“Presto meu reconhecimento a estes trabalhadores, que atuam no estudo da mente e do comportamento dos indivíduos, objetivando o desenvolvimento humano e social na sua integralidade”, disse o deputado, em nome do Parlamento. Os parlamentares realizaram a entrega de 70 certificados à profissionais da área.

A presidente do Conselho Regional de Psicologia – 20ª Região, Lígia Maria Duque Jhonson, falou que o trabalho do psicólogo vai além das clínicas, estando esses profissionais em diferentes espaços. “A atuação está nas clínicas, nas políticas públicas da saúde, da assistência social, no sistema de justiça, na segurança pública, no trânsito, nos esportes e em todos os contextos de cuidado à saúde mental”, apontou, falando que trabalho do psicólogo, talvez por estar diretamente ligado ao sigilo profissional, não seja tão valorizado.

“Temos quase sete mil psicólogos no Amazonas, o Brasil é o país com o maior número de profissionais da Psicologia em todo o mundo, e esses trabalhadores têm o compromisso com o bem-estar e qualidade de vida das pessoas”, falou Jhonson.

 

 

Serviços de psicologia

Este ano, a Casa Legislativa completa 20 anos de oferta do serviço de psicologia aos servidores e seus dependentes. O gerente de psicologia da Aleam, Manuel Diz, em seu pronunciamento, informou que, nessas duas décadas, foram realizados 23 mil atendimentos, contribuindo para o autoconhecimento e ajudando na superação de barreiras para se alcançar uma vida mais integrada e equilibrada.

“Atualmente, a Aleam possui oito psicólogos, ajudando o servidor em suas respostas emocionais para situações conflitivas, conseguindo reagir positivamente não apenas no ambiente de trabalho, mas na vida como um todo”, falou o gerente.