NOTÍCIAS

Assembleia Legislativa sedia lançamento da 3ª edição do livro Prêmio Professor Inovador

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

25.abr.2022 12:36h
img
Foto: Danilo Mello

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), por meio da Comissão de Educação, presidida pela deputada Therezinha Ruiz (PL), lançou nesta segunda-feira (25), no Auditório Belarmino Lins, a 3ª edição do livro Prêmio Professor Inovador, no âmbito da XIV Semana de Valorização do Educador. Também foi feito o anúncio do lançamento do Prêmio Gestor Inovador ainda para este ano.

Referente aos anos de 2020-2021, em uma coletânea de três livros, que contém 493 projetos publicados por professores de todo o Amazonas, o livro abrange as categorias educacionais: Ensino Fundamental, Médio, Tecnológico e Educação Especial.

De acordo com a deputada Therezinha Ruiz, a entrega do livro é fruto do seu compromisso como educadora, por acreditar que o melhor caminho para as realizações pessoais é a educação. “É um reconhecimento e divulgação do trabalho dos educadores em forma de livro, que não ficou restrito ao Amazonas, pois enviamos exemplares a outros estados, inclusive para Portugal”, informou.

 

Projetos contemplados

Entre os 493 projetos educacionais apresentados no livro encontra-se o da professora Francimare Macedo, da Escola Estadual Elias Nóvoa, de Iranduba (distante a 27 km de Manaus), que vê no reconhecimento um incentivo para que a escola participe cada vez mais. “Apresentamos seis projetos voltados à inserção social dos estudantes. É um reconhecimento que despertou uma alegria muito grande e um sentimento de pertencimento, mostrando que em Iranduba se faz educação de qualidade”, disse.

Cristiano Drummond, professor de Educação Tecnológica de Jovens e Adultos, da mesma escola, apresentou o projeto Placar Tecnológico, forma encontrada para atingir os alunos que não podiam assistir às aulas durante a pandemia de Covid-19, utilizando as redes sociais como suporte educacional. “A gente que trabalha com educação no interior se sente gratificado e motivado ao ver que nosso esforço é reconhecido”, elogiou.

Oriunda de Rio Preto da Eva (57 km de Manas), a professora Alda Martins, da Escola Estadual Rio Preto da Eva, contemplada com dois projetos no livro, explicou que o aniversário da cidade lhe inspirou para alcançar os alunos do Ensino Médio. “Trabalhamos os aspectos sociais, culturais e políticos da cidade. No outro projeto contemplado, ao perceber uma deficiência na leitura entre os alunos do 6º ano, trabalhamos a prática de leitura com rótulos de alimentos existentes na cozinha deles. Esse prêmio é como se fosse o Oscar da Educação. É muito gratificante receber esse reconhecimento”, afirmou.

 

Valorização do Educador

O Prêmio Professor Inovador faz parte da Semana de Valorização do Educador, instituído pela deputada Therezinha Ruiz, e tem como objetivo identificar, valorizar e divulgar as experiências educativas inovadoras dentro das salas de aula, realizada pelos professores do Estado do Amazonas.

O livro Prêmio Professor Inovador contém entre os seus volumes trabalhos em Educação Infantil, Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Educação Indígena, em um total de 147 projetos; Ensino Fundamental – Anos Finais, com 119 projetos, e Educação Especial com 43 projetos, perfazendo um total de 162 projetos, e no Ensino Médio e Educação Tecnológica, atingindo um total de 184 projetos.