NOTÍCIAS

Assembleia Legislativa terá semana dedicada à terceira idade por conta do Dia Mundial do Idoso

Por Diretoria de Comunicação

01.out.2021 15:33h
img
Foto: Dircom

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realiza, a partir desta sexta-feira (1), Dia Mundial do Idoso, uma semana de atividades voltadas para o público da terceira idade abrangendo aspectos emocionais, financeiros, de saúde e entretenimento.

A programação conta com uma Sessão Especial ainda na sexta-feira (1), de iniciativa da deputada professora Therezinha Ruiz (PSDB) para homenagear servidores ativos e inativos da terceira idade na Casa.

Na próxima semana, o Dr. Euler Ribeiro, reitor da Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (Funati) fará palestra, na segunda-feira (4), no plenário Ruy Araújo, aos servidores, sobre os pilares do envelhecimento saudável e, na terça-feira (5), uma parceria da Diretoria de Assistência Social com o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) emitirá cartão de estacionamento preferencial para os idosos e dependentes idosos de servidores.

Uma equipe do IMMU estará no miniplenário Cônego Azevedo, pela parte da manhã, emitindo o documento, bastando para isso a apresentação de RG, CPF, comprovante de residência e o cartão antigo (no caso de revalidação). Em caso de dependentes de servidores, não é necessária a presença do idoso.Já na quarta-feira (6), na Escola do Legislativo, a “Oficina da Memória” com a jornalista Michelle Bahia, os idosos terão atividades que estimulem o cérebro e a memória, para combater o esquecimento, a síndrome do pânico e outros problemas psicológicos.

Um passeio turístico para as Ruínas de Paricatuba e ao Sítio Bom Futuro, com um piquenique será oferecido aos idosos na quinta-feira (7), com um microônibus saindo do estacionamento da Assembleia às 08h30min. Por fim, na sexta-feira (8), a programação é encerrada na Escola do Legislativo, com uma roda de conversa sobre organização de finanças, que vai orientar os participantes sobre a defesa do consumidor, crimes cibernéticos e planejamento financeiro.

A diretora de Assistência Social, Jandira Moura, explica que a intenção da diretoria em agregar os servidores mais ainda às atividades da Assembleia. “Estamos promovendo ações e serviços que envolvem eles, porque mesmo aposentados, os servidores continuam sendo servidores da Casa. A final de contas, a terceira idade não interrompe sonhos e nem a disposição das pessoas”, afirmou, acrescentando que atualmente a Assembleia possui 448 servidores da terceira idade em seu quadro funcional.

Geanne Valente, diretora da Escola do Legislativo, falou sobre o direcionamento dado pela Escola na programação. “A nossa ênfase é principalmente no cuidado com as emoções, principalmente dos idosos, por isso o tema da oficina da memória, por exemplo, ainda mais depois desse cenário de pandemia, sempre buscando uma integração com as demais diretorias da Assembleia, para tornar uma ação bem completa para os idosos”, afirmou.