NOTÍCIAS

Assembleia Legislativa vai realizar a IV edição do Prêmio Nestor Nascimento

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

28.out.2022 11:59h
img
Foto: Divulgação Dicom

Em alusão ao mês que marca o Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), por meio da Escola do Legislativo Senador José Lindoso vai realizar, no próximo 4 de novembro, a cerimônia de entrega do IV Prêmio Nestor Nascimento, às 9h, no Auditório Deputado Belarmino Lins. A finalidade do prêmio é agraciar personalidades locais e regionais que atuam em ações voltadas para a promoção da Igualdade Racial.

“A existência de programas como o Educando pela Cultura, que inclui e homenageia todas as pessoas que fazem a diferença no Amazonas, abrindo espaço para todos, sem fazer qualquer distinção de classe, de cor e de credo, só mostra que a Assembleia Legislativa recebe, apoia e reconhece todos os cidadãos que estão dispostos a promover o bem comum”, afirmou a diretora da Escola, Geanne Valente, complementando que as ações desenvolvidas pela Escola do Legislativo, e em especial eventos como o Prêmio Nestor Nascimento, recebem o apoio irrestrito do presidente da Casa, deputado Roberto Cidade.

Para a coordenadora do Educando pela Cultura e criadora da premiação, Jacy Braga, o objetivo do evento é agraciar pessoas que desenvolvem políticas afirmativas, atividades sociais, culturais e educativas, voltadas para a população afrodescendente.

“É de extrema importância esse espaço para o movimento negro e para a população negra do Estado, dentro da Casa do Povo, porque é um olhar acolhedor e de reconhecimento de que existe essa manifestação étnica, cultual e religiosa no nosso Estado, que requer não só o respeito e a visibilidade, mas a oportunidade de cada vez mais se investir em políticas públicas para o povo preto e pardo do Amazonas’”, acrescentou Jacy.

O evento, que conta com a parceria da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), terá em sua programação algumas participações especiais: execução do Hino Nacional pelo grupo Curumim na Lata; apresentação cultural do Maracatu Pedra Encantada; apresentação cultural Dança Afro-brasileira do São Raimundo; e apresentação do Canto dos Orixás com Sisi Rolim e Fefa Carmin. O participante também poderá conferir a exposição da Escola de Samba em Maquete, especial Lua de São Jorge.

 

O Prêmio

O Prêmio Nestor Nascimento, que segue para a sua 4ª edição, foi instituído no âmbito da Aleam no ano de 2021, por meio do Projeto de Lei de n.º 45/2021, de autoria da deputada e professora Therezinha Ruiz, e foi regulamentado pela Resolução de n.º 914/2022.

 

Neste ano, serão agraciados, nas respectivas categorias:

 

Abner de Oxum – Preservação da Fé nas Religiões de Matriz Africana e Combate à Intolerância Religiosa;

Michelle Andrews – Feminismo Negro;

Juarez Silva – Respeito, Visibilidade, Resgate Histórico e Luta contra o Racismo;

Elisailde Silva – Promoção de Atividades Afro-culturais e Educativas;

Lamartine Silva – Promoção do Protagonismo Negro;

Claudemilson Santos e Maria Magela Mafra – Produção Acadêmica, Produção Literária e Estudos sobre a Presença Negra no Amazonas;

 

Carmen Marques – Promoção da saúde integral da população negra, priorizando a redução das desigualdades étnico-raciais, do combate ao racismo e à discriminação nas instituições e serviços do Sistema Único da Saúde  ( SUS).

Além do prêmio serão entregues cinco certificados de Menção Honrosa para: Frei Xavier; Arlete Anchieta; PodCast Odaras; Professora Ana Cláudia, e Pagode do Quilombo, além de uma Menção de Aplausos para o professor de arte, José Gomes Nogueira.

 

Nestor Nascimento

Nestor José Soeiro do Nascimento foi um líder responsável por mobilizar a população negra do Amazonas a participar de movimentos sociais.

Advogado, jornalista, militante, e sócio-fundador da Escola de Samba Vitória-Régia, Nestor foi convidado, em 1997, pelo então presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Bill Clinton, para discutir sobre direitos humanos.

Em sua trajetória, também viveu momentos difíceis, tendo sido torturado na década de 1970 durante a ditadura militar. O ícone amazonense morreu no ano de 2003, aos 56 anos.