NOTÍCIAS

Assembleia realiza Sessão Especial em homenagem aos 156 anos da Batalha do Riachuelo

Por Assessoria

15.jun.2021 16:17h
img
Foto: Dircom

Nesta quarta-feira (16), a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realizará uma Sessão Especial híbrida em homenagem aos 156 anos da Batalha Naval do Riachuelo – Data Magna da Marinha, comemorados no último dia 11 de junho. De iniciativa do deputado estadual João Luiz (Republicanos), a solenidade ocorrerá às 13h, no plenário Ruy Araújo, com transmissão direta pela TV Aleam, Facebook e YouTube @assembleiaam.

Considerada decisiva e vitoriosa, a Batalha Naval do Riachuelo, ocorrida em 11 de junho de 1865, foi marcada pela bravura de aguerridos marinheiros e fuzileiros navais que superaram adversidades de toda ordem. Por conta desse episódio histórico, no dia 11 de junho é celebrada a Data Magna da Marinha.

Para o autor da proposta, a homenagem é justa e merecida por celebrar um marco histórico para o país e as Forças Armadas, além de reforçar a importância da Marinha do Brasil no aspecto de defesa do país e também social.

A solenidade contará com a participação dos comandantes da Marinha, Exército e Aeronáutica, além de autoridades estaduais e municipais.

Batalha Naval do Riachuelo

A Batalha Naval do Riachuelo é considerada pelos historiadores como decisiva na Guerra da Tríplice Aliança contra o Paraguai (1864-1870), maior conflito militar na América do Sul, somente superado em vítimas no novo mundo pela Guerra Civil Americana (1861-1865).