NOTÍCIAS

Assembleia realiza Sessão Especial pelo Dia do Guerreiro na Selva

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

01.jun.2023 14:56h
img
Foto: Alberto César Araújo

Em atenção ao requerimento nº 1509/2023, de autoria do deputado estadual Comandante Dan (PSC), a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realizou nesta quinta-feira (1), Sessão Especial homenageando o Dia do Guerreiro na Selva, comemorado pelo Exército Brasileiro na mesma data.

Comandante Dan (PSC) enalteceu a figura do militar guerreiro de selva. “O guerreiro de selva é um militar capaz de operar em circunstâncias adversas em área de selva. A região Amazônica abriga uma imensa biodiversidade e o treinamento e a capacidade o guerreiro de selva são fundamentais para proteger fronteiras e as nossas florestas, com a sobrevivência em ambiente hostil, desempenhando papel importante com a integração com populações ribeirinhas e indígenas, estreitamento de parcerias conjuntas pela defesa da Amazônia, desempenhando papel crucial para a segurança, defesa nacional e proteção ambiental, sendo fundamental para garantir a soberania do nosso país”, explicou.

Na ocasião foram entregues seis placas de homenagem para o Comando Militar da Amazônia (CMA), representado pelo General Ricardo Augusto Costa Neves; Centro de Instrução de Guerra na Selva (Cigs), representado pelo Coronel de Infantaria Glauco Corbari; General do Exército Brasileiro Carlos Alberto Mansur, secretário de Segurança Pública do Amazonas, representado pelo Coronel PM José Almir Cavalcante Rodrigues; Coronel PM José Almir Cavalcante Rodrigues, Secretário Executivo Adjunto de Planejamento e Gestão Integrada de Segurança; Coronel PM Osório Fonseca Neto; e Coronel Pedro Câmara (in memorian) representado por seu filho Orlando Câmara, além de outros 20 certificados de homenagem.

Em nome dos deputados estaduais, a deputada Débora Menezes (PL) parabenizou o deputado Comandante Dan pela propositura e disse se sentir honrada por prestigiar a Sessão. “Sou filha de um Coronel do Exército e também um guerreiro de selva e percebo a dedicação que o guerreiro de selva tem para concluir a missão na selva e é louvável que esta casa reconheça este esforço”, afirmou.

Coronel PM José Almir Cavalcante Rodrigues falou da alegria em poder homenagear os guerreiros da selva. “É uma satisfação estar aqui presente nesta homenagem que abrilhanta os guerreiros de selva da Marinha, Exército, Polícia Militar, Aeronáutica e Bombeiros Militares. O sentimento hoje é de gratidão pelo reconhecimento desta Casa. O Cigs nos ensina através de situações a botar em prática todo o conhecimento aprendido e agradeço muito ao Comandante Dan por ter proposto essa homenagem”, declarou.

O Coronel de Infantaria Glauco Corbari falou em nome do Cigs destacando a Sessão como um momento de homenagem ao Coronel Jorge Teixeira. “Ele foi nosso patrono, foi criador do Colégio Militar do Exército de Manaus e deixou um grande legado e uma grande responsabilidade a todos os comandantes do Cigs que se seguiram após ele, pois ele era um líder, uma inspiração, um verdadeiro guerreiro de selva, relacionado à dimensão humana, que sabia a responsabilidade de proteger a Amazônia e é disso que precisamos para que as nossas fronteiras sejam protegidas, nossas florestas sejam protegidas, nosso povo seja protegido”, afirmou.

Representando o Governador Wilson Lima, o Coronel Algenor Maria da Costa Teixeira Filho, agradeceu a propositura “Agradecemos ao deputado Comandante Dan pela sua iniciativa de valorizar os nossos guerreiros de selva que tanto se dedicam à defesa da nossa Amazônia”, declarou.

Exército Brasileiro

O Exército Brasileiro comemora o Dia do Guerreiro de Selva, em homenagem ao nascimento do Coronel de Artilharia Jorge Teixeira de Oliveira, mais conhecido como “Teixeirão” (1921-1987), um gaúcho apaixonado pela Amazônia que entrou para a história por ser o primeiro comandante, ainda como major, do Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS), de 1964 a 1971, participando do planejamento e implantação da Unidade e também foi o idealizador e o primeiro comandante do Colégio Militar de Manaus, no início da década de 1970, onde ficou até passar para a reserva.