NOTÍCIAS

Atendendo a pedido de Wilker Barreto, Comissão de Saúde da Aleam define cronograma de fiscalização das unidades de saúde do Amazonas

Por Assessoria de Comunicação

15.ago.2023 13:03h
img
Foto: Divulgação Assessoria

A Comissão de Saúde e Previdência da Assembleia Legislativa do Amazonas (CSP-Aleam) definiu nesta segunda-feira, 14, as datas do cronograma de fiscalização das unidades de saúde do Estado, para o segundo semestre deste ano. A escolha das datas e as unidades hospitalares ocorreu durante reunião virtual entre os membros do órgão temático da Casa Legislativa e atende a um pedido do deputado estadual Wilker Barreto (Cidadania), titular da comissão.

Serão fiscalizadas oito unidades de saúde em sete datas, todas às segundas-feiras: 28 de agosto, 11 e 25 de setembro, 09 e 23 de outubro e 13 e 27 de novembro. As inspeções começarão às 14h, fora do horário das atividades plenárias da Assembleia Legislativa. Ficou acordado, também, que a comissão fiscalizará, em duas equipes, unidades de saúde do interior do Estado, previamente nos municípios Tefé e Tabatinga, com datas e horários ainda a serem definidos.

Para Barreto, a elaboração do cronograma oficial de fiscalização é o primeiro passo para constatar problemáticas da Saúde pública do Estado e buscar soluções, visando garantir o atendimento digno da população amazonense.

“Fico feliz que a construção desse cronograma, feito por todos os membros e conforme determina a Comissão, é um grande passo para iniciarmos a ida nas unidades de saúde e irmos ao encontro dos problemas nos hospitais, propor soluções e trazer melhorias para os nossos irmãos e irmãs amazonenses que usam do sistema. Recebo todos os dias muitas mensagens de pessoas denunciando e expondo a realidade dos hospitais do nosso Estado, e o dever como parlamentar é vistoriar, fiscalizar, apontar as necessidades e cobrar”, pontuou Barreto.

A definição do cronograma atende a um requerimento, de autoria de Wilker, protocolado no último dia 8 de agosto na Casa Legislativa, que solicitava a realização de uma reunião entre os membros do órgão temático para definir o cronograma oficial de fiscalização nas unidades de saúde do estado do Amazonas, para o segundo semestre deste ano. Dois dias depois, durante sessão ordinária, Barreto sugeriu que as fiscalizações fossem feitas de forma quinzenal, nos dias de segunda-feira, no horário das 14 horas, para não comprometer os trabalhos legislativos.

 

 

Jornalista responsável: Nathália Silveira (92) 98157-3351

Texto: Dayson Valente