NOTÍCIAS

Audiência Pública articula produção sustentável do babaçu no Amazonas

Por Assessoria

17.jun.2021 15:28h
img
Foto: Dircom

O deputado estadual Sinésio Campos (PT) esteve na comunidade São João do Massauari, no município de Barreirinha (distante 331 km de Manaus em linha reta), debatendo, por meio de Audiência Pública, a implementação da política de manejo do babaçu no Amazonas. Para auxiliar nesse processo, o parlamentar instaurou uma Comissão Especial (CE), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), com o intuito de discutir e encaminhar as diretrizes desse manejo.

Para o deputado estadual Sinésio Campos, o babaçu é um gigante da Amazônia que permitirá o incremento na economia da região. “Precisamos compreender a importância do babaçu, para traçar medidas de fortalecimento dessa economia, bem como a exploração sustentável dos babaçuais e proporcionar melhores condições de vida às comunidades agroextrativistas do interior do Amazonas”.

Como meta de alavancar a economia e impulsionar novas fontes de renda para as famílias do município, o vice-prefeito de Barreirinha, Ridson Barbosa (PP), que participou da audiência junto com outros representantes da prefeitura e Câmara Municipal de Barreirinha, ressaltou que o projeto ampliará a qualidade de vida da população. “Esse projeto não agride o meio ambiente, para se ter uma ideia, um cacho pode dar mais de quatro mil frutos, então, isso é a garantia de sustentabilidade para centenas de famílias, no município. Não tenho nenhuma dúvida que o nosso potencial é grande”, falou Barbosa.

O presidente comunitário de São João do Massauari, Homero Júnior, acredita que, a partir do manejo do babaçu, uma grande fonte de riqueza será gerada. “Nós temos uma riqueza muito grande, que precisa ser comercializada. A calha do Massauari é repleta de árvores de babaçu e temos um potencial para desenvolver mais essa região a partir dessa matéria-prima”, citou.

O engenheiro agrônomo Rafael Koide salientou que a medida impactará na maneira de como as pessoas utilizarão o fruto, valorizando o seu potencial produtivo. “É um produto nativo aqui da região e Barreirinha é um dos poucos municípios que tem o fruto. Hoje, estimamos mais de 10 milhões de árvores que estão subutilizadas e poderiam ser destinadas às indústrias de produção de casas com o lenho do babaçu, óleo, combustível, farinha, pães, mingaus, e outros compostos voltados à população. Além de substituir itens comprados de fora da comunidade, como massas que auxiliam na alimentação das crianças e adultos”.

“Essa foi a agenda oficial da Aleam junto à Câmara Municipal de Barreirinha, aqui em Massauari. Agora, estamos nos preparando para levar esses produtos até Manaus, no dia 3 de agosto. Do dia 4 a 7, do mesmo mês, vamos ao Estado do Maranhão mostrar que a Amazônia e o município de Barreirinha têm babaçu e de qualidade”, finalizou o deputado Sinésio Campos.

A região do rio Massauari, dentro do território de Barreirinha, possui sete comunidades que abrangem mais de 10 milhões de palmeiras adultas de babaçu, de acordo com estudos técnicos e zoneamento feitos no ano de 2003. As plantações naturais do fruto, no município, estão presentes em outros locais em abundância e nascem sem nenhum manejo agrícola ou uso de adubos químicos.

O evento contou com a presença do prefeito em exercício de Barreirinha, Ridson Barbosa (PP), presidente da Câmara Municipal, Ronan Barbosa (MDB), junto com demais vereadores e secretários municipais, com o prefeito de Urucurituba (208 km), Claudenor Pontes (PT), também conhecido como Sabugo, representantes do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal do Amazonas (Idam) e do Banco da Amazônia (Basa), além de comunitários da calha do rio Andirá.