NOTÍCIAS

Audiências públicas discutem licenciamento ambiental do campo de Azulão com participação do Deputado Sinésio Campos

Por Assessoria de Comunicação

19.jun.2023 13:09h
img
Foto: Divulgação Assessoria

No último fim de semana,  o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) coordenou Audiências Públicas nos municípios de Silves (distante 196 km de Manaus em linha reta) e Itapiranga (distante 218km de Manaus), com o objetivo de discutir o licenciamento ambiental do sistema de escoamento de gás natural do campo de Azulão, no estado do Amazonas, pela empresa Eneva. O evento contou com a participação do Presidente da Comissão de Geodiversidade, Recursos Hídricos, Minas, Gás, Energia e Saneamento da Aleam, Deputado Sinésio Campos (PT).

Aproximadamente 1.100 habitantes dos municípios participaram das audiências, quando foi apresentado o projeto de exploração do gás para a sociedade, promovendo um amplo diálogo com as comunidades locais.

As audiências públicas, que somaram mais de dez horas de debates, ocorreram ao longo do sábado (17) e domingo (18), sendo aproximadamente cinco horas em Silves e outras cinco horas em Itapiranga.

Durante os encontros todos os cidadãos tiveram a oportunidade de se manifestar e tirar suas dúvidas, o que foi considerado um ato de legitimação da participação popular pelo presidente do Ipaam, Juliano Valente, na abertura do evento em Silves.

Para Sinésio Campos, o debate aberto e transparente com a sociedade é fundamental para garantir o aproveitamento econômico das riquezas do subsolo de forma sustentável. “Estamos acompanhando o licenciamento ambiental desse empreendimento, que já gera empregos e aumentou a arrecadação dos municípios envolvidos. Como presidente da Comissão de Minas e Energia da Assembleia, é meu papel acompanhar projetos como esse, e garantir o aproveitamento das riquezas minerais de forma ambientalmente correta, socialmente justa e economicamente viável”, afirmou o parlamentar.

 

Caio Rodrigues – Assessor de Imprensa Contato: (92) 98194-4134