NOTÍCIAS

Biblioteca da Assembleia Legislativa conta com acervo disponível para servidores e público externo

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

08.nov.2021 15:17h
img
Foto: Divulgação Dicom

Na retomada das atividades presenciais da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), a Biblioteca Anísio Thaumaturgo Soriano de Melo, que funciona na Escola do Legislativo Senador José Lindoso, voltou a receber o público para empréstimo de livros e realização de pesquisas.

O espaço conta com títulos sobre a História do Amazonas; do Brasil; Economia; Direito e várias outras áreas do conhecimento, além de publicações diferenciadas como livros raros de artes, enciclopédias antigas e publicações em braile da Lei Orgânica da Cidade de Manaus e o Estatuto dos Servidores Públicos. A unidade tem certificado reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), expedido desde 18 de julho de 1983.

A biblioteca atende tanto os servidores do Legislativo, como os estudantes de escolas públicas, universitários, pesquisadores e profissionais em geral. As pesquisas e consultas são livres para o público, porém o empréstimo de livros é permitido apenas aos servidores da Aleam, sendo necessária a apresentação do crachá funcional e de um cadastro local.

O gerente da biblioteca, Paulo Maurício Carneiro, explica que dependentes de servidores também podem realizar empréstimos. “No caso de dependentes, é solicitado o número da matrícula do servidor”, explica.

As obras são disponibilizadas aos servidores para empréstimo, por até sete dias, de até quatro títulos, com possibilidade de renovação. Já o público externo pode realizar pesquisas no local, que tem wi-fi disponível.

Antes da pandemia, a biblioteca emprestava uma média mensal de 80 livros. Paulo Maurício Carneiro reconhece que hoje, por conta da pandemia, a procura caiu consideravelmente.

 

Acervo digitalizado

A diretora da Escola do Legislativo, Geanne Valente, adianta que, por iniciativa do presidente da Casa, deputado Roberto Cidade (PV), o acervo da Biblioteca está em processo de digitalização. “Demos início a esse trabalho que vai permitir que o acervo possa ser inteiramente acessado por meio de um sistema informatizado com banco de dados, priorizando a leitura dinâmica”, explicou.

A biblioteca funciona das 8h às 15h, oferecendo mesas de estudo e wi-fi disponível para os frequentadores em um ambiente climatizado e tranquilo.