NOTÍCIAS

Biblioteca da Escola do Legislativo atende servidores da Aleam e público externo

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

19.ago.2022 14:40h
img
Foto: Hudson Fonseca

Criada em 1983, ainda na antiga sede da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), a Biblioteca da Escola do Legislativo Senador José Lindoso funciona hoje com cerca de três mil títulos de livros das mais diversas áreas como Direito, Administração Pública e Privada, Contabilidade, Enfermagem, Odontologia, Serviço Social, Jornalismo, Medicina, História e Geografia do Amazonas, Brasil e do mundo, História do Poder Legislativo, além de muitas obras amazonenses de Literatura e História Regional.

O gerente da Biblioteca, Paulo Maurício, explica que o espaço é muito utilizado pelos servidores que fazem cursos de capacitação ou de pós-graduação na Escola do Legislativo e por estudantes secundaristas que procuram um espaço para estudar.

“Pessoas da comunidade em geral podem vir e serão bem atendidas. Existem planos para, no futuro, a Biblioteca se tornar Virtual, oferecendo um acervo pela internet para os usuários e aumentando o espaço presencial de estudo”, explica.

No acervo, a Biblioteca conta com algumas obras raras. “Temos livros de vários autores amazonenses que falam de Manaus, do Amazonas e da Zona Franca também. Temos também uma coletânea chamada História do Poder Legislativo, feita pelo Instituto Geográfico do Amazonas (IGA), que cobre os anos de 1852 até 1924, toda em CD, acessível para quem vier aqui. Também temos várias Constituições Estaduais anteriores, para quem quiser pesquisar essas coisas mais antigas”, afirmou.

Localizada no prédio da Escola do Legislativo José Lindoso, a biblioteca atende servidores que podem usar o espaço para realizar pesquisas, empréstimos de livros, durante oito dias e até três obras por vez, ou como sala de estudo.

O público externo também pode realizar consultas locais ao acervo e utilizar o espaço para estudo.

A Biblioteca, que é registrada no Ministério da Educação, conta com uma equipe de quatro servidores e atende aos usuários de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.