NOTÍCIAS

Cabo Maciel apresenta Projeto de Lei que cria a Semana da Biblioteca e do Bibliotecário no Amazonas

Por Assessoria de Comunicação

18.jul.2023 10:00h
img
Foto: Paulo Ferraz

Tramita na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) o Projeto de Lei (PL) nº 640/2023, que propõe a criação da Semana Estadual da Biblioteca e do Bibliotecário nas bibliotecas públicas e bibliotecas escolares da rede de ensino pública e privada do Amazonas. O PL é de autoria do presidente da Comissão de Educação da Casa, deputado estadual Cabo Maciel (PL), e prevê que a semana de atividades seja realizada anualmente em abril, por conta do Dia da Biblioteca Nacional, celebrado todo dia 9 de abril.

Para o deputado, o projeto busca apresentar à população o trabalho realizado pelas bibliotecas para que possam utilizar e se apropriar desses importantes espaços. “A apropriação das bibliotecas está relacionada à tomada de conhecimento pela população do que é realizado nelas, do trabalho desenvolvido pelos bibliotecários e dos benefícios e possibilidades que se pode obter ao frequentar esses ambientes e usufruir de seus serviços”, destacou.

Entre as atividades que o Projeto indica que podem fazer parte da programação da semana constam atividades culturais como exposições, feiras, saraus, solilóquios, encontros literários, oficinas, palestras, atividades extracurriculares nas escolas que sejam elaboradas e aplicadas pelos bibliotecários, corpo docente ou convidados de notório saber, além de atividades abertas à comunidade escolar.

O PL indica ainda a participação do Conselho Regional de Biblioteconomia da 11ª Região, com sede em Manaus, nas ações e atividades a serem desenvolvidas durante a Semana, para garantir a troca de saberes de forma integrada. O deputado Cabo Maciel considera a proposta importante e conta com o apoio dos demais colegas de Parlamento para que o PL seja aprovado na Casa Legislativa.