NOTÍCIAS

Cabo Maciel defende 35 anos como idade limite e ensino médio para o concurso da Polícia Militar

Por Assessoria

16.set.2021 13:48h
img
Foto: Paulo Ferraz

O deputado estadual Cabo Maciel (PL) confirmou em seu discurso no Plenário Ruy Araújo, na manhã desta quinta-feira (16) o envio de requerimento, na forma de indicativo, ao governador Wilson Lima (PSC), esclarecendo que o concurso público para Polícia e Bombeiro Militar é específico e tem leis próprias. O parlamentar solicitou em seu pedido que a idade máxima de ingresso passe de 28 para 35 anos, mantenha o ensino médio e as provas sejam realizadas em todos os municípios do Amazonas, não só nas cidades polo para que possa alcançar a grande massa da população.

Em sua justificativa, Cabo Maciel defendeu que o aumento da Lei de ingresso de 28 para 35 anos é devido o prejuízo causado pelos 10 anos sem concurso público, além do mais a Polícia e o Bombeiro Militar perdem anualmente em média 500 homens que se aposentam, que vão para reserva remunerada e há 10 anos estão sem concurso.

O parlamentar também salientou que há um efetivo defasado e quem sofre é o interior do Estado. “Tem municípios que estamos visitando que tem dois Policiais Militares, situação provocada pelos 10 anos sem concurso, além de deixar milhares de amazonense sem a oportunidade de ingressar nas Forças de Segurança”, disse Maciel, que defendeu a permanência do ensino médio para alcançar a grande massa da sociedade e que as provas possam ser realizadas em todos os municípios e não somente para os municípios polos.

“Nós passamos por uma pandemia. Fizemos a quarentena, tivemos desemprego. A população do interior passa por invulnerabilidade total sem ter o que comer, imagina ter dinheiro para pagar uma passagem e ter de deslocar para outro município”, justificou.

Cabo Maciel agradeceu ao governador Wilson Lima por estar debruçado, juntamente com sua equipe técnica da Casa Civil e do sistema de segurança, avaliando o requerimento que beneficiará os candidatos até 35 anos. Se o pedido for acatado, milhares e milhares de jovens amazonenses serão beneficiados com a decisão do governador.