NOTÍCIAS

Cabo Maciel destaca avanços da categoria nos 186 anos da Polícia Militar do Estado do Amazonas

Por Assessoria de Comunicação

05.abr.2023 14:49h
img
Foto: Paulo Ferraz

Na terça-feira (4), o vice-presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Cabo Maciel (PL), subiu à tribuna e destacou a dedicação de seus quatro mandatos na defesa dos servidores da Segurança Pública e da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), que completa 186 anos de existência. O parlamentar discursou por ocasião de uma Cessão de Tempo do colega de parlamento, deputado Comandante Dan (PSC).

Na ocasião, foram convidados a vir até o Plenário da Aleam para falar sobre a correção salarial da data-base de 2021 a 2023 dos militares do Amazonas o presidente da Associação dos Militares Estaduais do Amazonas (Amam), Sr. Cel. QOPM Claudenir dos Santos Barbosa, e o presidente do Clube Militar dos Veteranos, Sr. Cel. Veterano José Claudio da Silva.

Sobre o reajuste da data-base, Cabo Maciel falou que o Governo do Estado já acolheu a demanda e está em trâmite. “Eu digo para vocês que o Governo já tem um levantamento feito pelo Comando da PM e isso foi encaminhado para um Comitê Financeiro, com essas informações não só da Segurança, mas de todas as pastas. Só depois que o Governo consolidar essas informações, aí ele deve chamar as entidades e associações. Nós queremos estar na mesa de negociações, com os representantes dos servidores”, afirmou.

O parlamentar também falou sobre sua atuação desde 2010, quando foi eleito para deputado estadual pela primeira vez. “De 2010 para cá aqui, nessa Casa, existe defesa ao Policial Militar, sua família e para os servidores da Segurança Pública sim. Em 2012 a Polícia Militar teve um ganho histórico, de projeção de salários, foram 5 anos de ganhos reais mais reajuste de data base, com o governador da época, Omar Aziz. Emplacamos em 2014 a Lei nº 4.044, uma Lei de Carreira. E tudo isso é conquista da categoria e conquista não pode ser retirada”, declarou.

Atuação parlamentar

Cabo Maciel destacou a aprovação da Lei 6.039/2022, de sua autoria, que garante a compra de armas da Corporação pelos Policiais Militares, o Projeto de Lei sobre a folga dos Policiais Militares convocados para serem testemunhas em processos judiciais, e indicativos que apresentou à Casa Legislativa para o aumento do Auxílio Alimentação e Auxílio Moradia para o interior e o aumento da Gratificação de Cursos para reserva. “Entendam que, nenhum dos avanços conquistados é de graça, tudo sempre exigiu sacrifícios. Tudo isso é luta”, destacou.

Lindivan Vilaça (92) 99147-3440