NOTÍCIAS

Cabo Maciel destaca início das operações do transporte do gás do campo do Azulão

Por Assessoria

27.set.2021 18:50h
img
Foto: Paulo Ferraz

O deputado estadual Cabo Maciel (PL) participou, nesta segunda-feira (27), da solenidade que marcou o início das operações da Usina de Tratamento de Gás (UTG), no campo do Azulão. O governador Wilson Lima (PSC) afirmou durante o evento que a exploração na área de reserva, bem como todos os avanços do Governo do Amazonas estão voltados para o mercado de gás natural, são de extrema importância para geração de empregos e injeção de investimentos no Estado. A UTG está localizada em Silves (distante 204 km de Manaus em linha reta).

De acordo com Cabo Maciel, a inauguração marca o início do transporte do gás natural produzido no campo do Azulão, uma operação da companhia Eneva. “Serão 20 carretas abastecidas com gás natural liquefeito saindo diariamente de Silves rumo a Boa Vista, capital de Roraima. Um total de 120 carretas estão envolvidas em toda a operação logística. Elas irão abastecer a usina termelétrica Jaguatirica 2”, disse.

Maciel explicou que o gás natural do campo do Azulão será transformado em energia para abastecer mais da metade do estado de Roraima. Ele esclareceu que é o primeiro projeto dessa natureza no Brasil, colocando o Amazonas na vanguarda da tecnologia do gás natural no país. Roraima está isolado energeticamente, sendo o último Estado do país inteiramente dependente da geração local.

Conforme Cabo Maciel, a operação gera também arrecadação ao Estado e para a União e entre royalties e outros tributos, a expectativa é de mais de R$ 720 milhões de arrecadação para o período de toda a operação. “Desde 2019, quando a atual gestão assumiu o Governo do Amazonas, um modelo de tributação foi definido e um novo e moderno marco regulatório – o terceiro melhor do país – foi sancionado pelo governador Wilson Lima. Sem essas medidas, não havia competitividade para colocar a operação em prática”, finalizou.