NOTÍCIAS

Cabo Maciel homenageia profissionais da biblioteconomia com Sessão Especial na Assembleia Legislativa

Por Assessoria de Comunicação

03.mai.2023 14:36h
img
Foto: Paulo Ferraz

Nesta quarta-feira (3), às 10h, no Auditório Belarmino Lins da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o deputado estadual Cabo Maciel (PL) presidiu uma Sessão Especial de sua autoria em homenagem aos profissionais de biblioteconomia do Amazonas. O evento foi realizado em alusão ao Dia do Bibliotecário, comemorado no dia 12 de março, e ao Dia Nacional da Biblioteca, comemorado no dia 9 de abril, e durante a cerimônia foi entregue o 8º Prêmio Genésino Braga do Conselho Regional de Biblioteconomia da 11ª Região (CRB11).

O deputado Cabo Maciel, que é o presidente da Comissão de Educação (Coed) da Aleam, destacou a importância da categoria profissional para o Amazonas. “Parabenizo toda a categoria pelo trabalho incrível que todos vocês fazem. Toda categoria tem suas deficiências e nós temos no Amazonas um grande número de escolas e um número pequeno de bibliotecários atuando nessas escolas. Nós vamos nos reunir com a Secretaria de Educação para dar encaminhamento para essa questão”, declarou.

O presidente do CRB11, Luiz Fernando de Almeida, destacou em seu discurso que a missão do Conselho também é e contribuir com a democratização das bibliotecas. “A biblioteca pública escolar é fundamental no processo educativo dos educandos, ainda mais em tempo que existem mecanismos frios de desinformação. Existe uma particularidade muito grande de falar em biblioteca escolar no contexto amazônico. Existe a necessidade de ampliar a biblioteca como um espaço pedagógico”, afirmou.

O presidente do Conselho Federal de Biblioteconomia, Fábio Lima Cordeiro, destacou que o papel das bibliotecas vai além de ser um espaço de estudo e pesquisa. “Quanto mais bibliotecas bem equipadas tivemos, menos pessoas acreditarão em fake news. O espírito festivo não nos impede de reconhecer os enormes desafios enfrentados pelas bibliotecas, inclusive as do norte do país, na manutenção de suas atividades”, disse.

Também esteve presente e foi uma das homenageadas do dia, a bibliotecária da Escola Estadual Tereza dos Santos, de Itapiranga (distante 226 km de Manaus em linha reta), Marise Cruz, que falou sobre o desafio da categoria profissional no interior do Amazonas. “Eu escolhi morar em Itapiranga a 6 anos atrás e nós temos muitas dificuldades. Mas agora recentemente nós tivemos a nossa aluna que tirou a nota mil na redação do Enem, a Rilary Castro, e eu pude perceber a importância desse espaço e do apoio que nós oferecemos para esses alunos, apesar das dificuldades”, afirmou.

 

Homenageados

Durante a cerimônia foram entregues Certificados de Homenagem a 15 profissionais de biblioteconomia pelos valorosos serviços prestados em favor da sociedade na área da educação. Foram eles:

  1. Jean Charles Racene dos Santos Martins
  2. Thaís Lima Trindade
  3. Jorge Hayder Araújo de Souza
  4. Mara Rúbia Chaves Borges
  5. Phamela Lima Torres
  6. Marilane Pacheco
  7. Célia Regina Simonetti Barbalho
  8. Elinaldo Ferreira da Costa
  9. Soraia Pereira Magalhães
  10. Rozineide Amorim
  11. Sheyla Lobo Mota
  12. Guilhermina de Melo Terra
  13. Franciluce Lucena de Souza
  14. Selma Suely Baçal de Oliveira
  15. Thiago Santos Pinheiro