NOTÍCIAS

Cabo Maciel participa do lançamento do “Detran Cidadão” que  oferecerá CNH gratuita a pessoas de baixa renda

Por Assessoria de Comunicação

17.nov.2021 14:59h
img
Foto: Divulgação Assessoria

O deputado estadual Cabo Maciel (líder do PL) participou na manhã desta quarta-feira (17), juntamente com o Governador Wilson Lima, o diretor-presidente do Detran-AM, Rodrigo de Sá, e o vice-prefeito de Pauini (distante 923 km de Manaus em linha reta), Paulo Gasolina, da solenidade de lançamento do programa Detran Cidadão, que vai alcançar mais de 300 mil pessoas de baixa renda, até 2023, com benefícios como a emissão gratuita da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e isenção de taxas para cursos do órgão voltados a mototaxistas e motofretistas.

De acordo com Cabo Maciel, por meio do programa, também serão entregues 40 mil capacetes e coletes e oferecidos cursos de legislação do trânsito em escolas.

As iniciativas estão contempladas nos projetos “CNH Social”, “Motociclista Legal” e “CNH na Escola”, que compõem o programa Detran Cidadão, coordenado pelo Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas. Além de Manaus, as ações do programa também contemplarão o interior do Estado.

Com o “CNH Social”, serão ofertadas a pessoas de baixa renda 20 mil vagas, por ano, para emissão de primeira carteira de habilitação ou para adicionar ou mudar de categoria. A economia para os beneficiários é de cerca de R$ 1.200, que é o custo aproximado para obtenção da primeira habilitação.

O “Motociclista Legal” deve beneficiar 265 mil pessoas até 2023. Com o projeto, mototaxistas e motofretistas terão isenção de taxas para cursos de especialização e atualização. A distribuição de capacetes e coletes será feita pelo Governo em todo o estado para aqueles que estiverem com esses cursos em dia.

O Detran Cidadão também vai agregar um dos projetos da Escola Pública de Trânsito (Eptran), com o “CNH na Escola”, para capacitar alunos do ensino médio da rede estadual com o curso teórico de legislação do trânsito. Os estudantes beneficiados com o projeto vão economizar R$ 300 no processo de obtenção da primeira CNH.

“Quero parabenizar o Governador Wilson Lima por mais essa materialização de um sonho dos trabalhadores amazonenses, afinal, a medida representa uma economia significativa, especialmente num momento de retomada econômica das famílias”, finalizou Maciel.