NOTÍCIAS

Cabo Maciel propõe a criação do Dia Estadual da Educação Profissional e Tecnológica no calendário do Amazonas

Por Assessoria de Comunicação

06.set.2023 19:49h
img
Foto: Paulo Ferraz

O presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Amazonas (Coed/Aleam), deputado estadual Cabo Maciel (PL), protocolou na Casa o Projeto de Lei (PL) nº 784/2023, que cria no calendário do Amazonas o Dia Estadual da Educação Profissional e Tecnológica, a ser celebrado anualmente no dia 23 de setembro. A escola da data se deu por ter sido em 23 de setembro de 1909 que o então presidente Nilo Peçanha criou por decreto as primeiras “Escolas de Artífices e Aprendizes” do Brasil, que hoje são os Instituto de Educação Federal.

A proposta visa conscientizar as sociedade da importância dessa modalidade de ensino. “A Educação Profissional e Tecnológica (EPT) abrange cursos de qualificação profissional, de habilitação técnica, graduação tecnológica e de pós-graduação, além de prever a integração com os diferentes níveis e modalidades da educação e as dimensões do trabalho, da ciência e da tecnologia”, explicou o deputado Cabo Maciel.

O parlamentar destacou também como a modalidade EPT proporciona uma melhoria de vida para a população. “Eu reafirmo que a Educação Profissional e Tecnológica tem um papel fundamental na evolução social e econômica do Brasil, pois foca no desenvolvimento e aprimoramento das competências e habilidades técnicas dos estudantes, voltando-se para torná-los profissionais preparados para o mercado de trabalho com profissionais”, destacou.