NOTÍCIAS

Cabo Maciel se reúne com vigilantes para debater contribuição da categoria para escolas estaduais

Por Assessoria de Comunicação

14.abr.2023 12:18h
img
Foto: Paulo Ferraz

O presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Amazonas (Coed), deputado estadual Cabo Maciel (PL), esteve em reunião com profissionais de empresas de segurança e vigilância para debater possíveis contribuições da categoria no combate à violência nas escolas. O parlamentar apresentou anteriormente na Casa Legislativa o Requerimento nº 978/2023, que indica ao Governo do Estado a volta desses profissionais para as escolas da Rede Estadual.

Participaram da reunião a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Amazonas (Sinteam), Ana Cristina Rodrigues, o presidente do Sindicato dos Empregados em Empresas de Segurança e Vigilância de Manaus (Sindevam), Valderli Bernardo, e vigilantes profissionais.
O deputado Cabo Maciel falou sobre a importância da categoria profissional dos vigilantes no país. “Sei que o efetivo dos vigilantes é maior do que o das polícias no Brasil, eu sei também que são capacitados para desempenhar sua profissão, o problema da segurança nas escolas chegou ao nosso país e o Amazonas não fica de fora. Com base no retorno do Vigilante, precisamos de outras medidas de segurança nas escolas, como a presença de psicólogos e assistentes sociais. Juntos esses profissionais tornam a Escola um lugar mais seguro”, afirmou.
O presidente do Sindevam, Valderli Bernardo, avaliou positivamente a reunião. “Nosso país foi tomado por ações violentas contra nossas crianças e profissionais de educação. A volta dos profissionais vigilantes para Escola é necessária. O que é mais caro? Pagarmos profissionais vigilantes ou perdermos a vida de crianças dentro das nossas escolas? Nós vemos uma possibilidade muito grande que esse indicativo do deputado Cabo Maciel seja a solução para a volta dos vigilantes às Escolas, para que possamos proteger a vida das crianças, adolescentes e dos profissionais de educação”, afirmou.
Para a presidente do Sinteam, Ana Cristina Rodrigues, a reunião foi um ótimo início. “Quero parabenizar a iniciativa do deputado em nos receber. Esse assunto não é tão novo para nós, mas chegou esse ano em um momento crítico. Nós já tivemos vigilância armada nas Escolas e não tínhamos problemas de segurança, temos que pensar bem e que o Comitê do Governo pense bem nesse projeto de volta dos vigilantes, mesmo que começando pelas escolas que mais precisam e chegando depois à escolas com menor risco”, avaliou.
Cabo Maciel vai reforçar a demanda junto ao Governo do Estado e ressaltou que essa é mais uma das medidas propostas para assegurar a segurança nos ambientes escolares. “Sei que uma série de medidas estão sendo tomadas, inclusive o novo Programa Ronda Escolar, oriundo de um Projeto de Lei de minha autoria, monitoramento por câmeras, detector de metais, e a volta dos vigilantes é mais uma que servirá para consolidar esse novo arcabouço de segurança para as nossas crianças”, finalizou.
Lindivan Vilaça (92) 99147-3440
Foto: Paulo Ferraz