NOTÍCIAS

Cabo Maciel visita Escola de Tecnologia da UEA e conhece projetos realizados em parceria com empresas da ZFM

Por Assessoria de Comunicação

03.ago.2023 13:27h
img
Foto: Divulgação Assessoria

Na manhã desta quinta-feira (3), o deputado estadual Cabo Maciel (PL) repercutiu na tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) a visita que realizou, como presidente da Comissão de Educação da Casa, na Escola de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (EST/UEA), nesta quarta-feira (2). Cabo Maciel foi recepcionado pela diretora da EST, a professora Ingrid Gadelha Figueiredo, e conheceu a unidade e os projetos realizados em parcerias com empresas da Zona Franca de Manaus (ZFM).

O parlamentar falou sobre a experiência de conhecer de perto a atuação da Universidade. “Eu particularmente confesso que eu fiquei extremamente feliz com essa visita, essa parte da UEA eu desconhecia. Eu tenho certeza que grande parte do povo do Amazonas também não conhece. A UEA tem projetos gigantes nas áreas de engenharia eletrônica, de programação, de produção, mecatrônica, informática e tecnologia da informação”, afirmou.

Acompanhado do corpo técnico da Comissão de Educação, da diretora da Unidade e dos professores Jucimar Maia da Silva Júnior, que assume a direção da EST em setembro, Ricardo da Silva Barboza, que coordena o projeto Academia Callidus, e Cleto Cavalcante Leal, coordenador do projeto MyPay Transire, o deputado visitou o projeto Ocean, a projeto Academia STEM, o laboratório de jogos SALTU e o projeto Academia Callidus SALTU. Todos esses laboratórios foram criados usando recursos da Lei de Informática para a Amazônia Ocidental (Lei Federal nº 8.387/1991).

Cabo Maciel afirma que essa atuação da UEA é importante, pois estimula os estudantes amazonenses a buscar carreiras na área de tecnologia, um mercado promissor com falta de mão de obra especializada. “As parcerias da Universidade com empresas da área de tecnologia e engenharia possibilitam oportunidades e muito conhecimento para os nossos estudantes. Gostei muito de conhecer a Unidade e de ver como a nossa Universidade Estadual consegue proporcionar esse ambiente acolhedor e instigante para os nossos alunos”, avaliou.