NOTÍCIAS

Campanha ‘Jovem Doador’ nas escolas é aprovada na ALEAM

Por Assessoria de Comunicação

25.mai.2022 13:04h
img
Foto: Divulgação Assessoria

De autoria da deputada Dra. Mayara Pinheiro (Republicanos), o Projeto de Lei nº 490/2021 que institui a campanha “Jovem Doador” na rede pública e privada de ensino foi aprovado nesta quarta-feira (25), na Assembleia Legislativa do Amazonas.

A campanha tem o objetivo de aumentar o estoque de sangue da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas(Hemoam), através da conscientização e incentivo para alunos da rede pública e privada, a partir dos dezesseis anos.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), apenas 1,7% da população brasileira é doadora de sangue. O recomendado pela entidade é de 3% a 5%.

“Precisamos incentivar a nova geração a fazer mais pelas pessoas que precisam. Muitos jovens não fazem ideia do quanto é importante doar sangue e que salva vidas. Por exemplo, uma bolsa de sangue pode salvar até quatro pessoas. Desta forma, nós também instigamos a formação moral através da responsabilidade social”, disse a parlamentar.

Com foco em jovens de 16 a 19 anos, a campanha será executada através de palestras, seminários, cartazes elucidativos e mídias sociais nas escolas.

 

Doação de sangue

De acordo com o Hemoam a média de doações das duas últimas semanas caiu para 160 doadores por dia, o ideal seria 250 doações diariamente. A baixa nas doações compromete procedimentos como cirurgias e transfusões para pacientes de doenças crônicas e câncer, além de vítimas de acidentes.

Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar a partir de 50 quilos e estar em boas condições de saúde. O Hemoam funciona de segunda a sábado, das 7h às 18h, na Avenida Constantino Nery, nº 4397, Chapada.