NOTÍCIAS

Caprichoso e Garantido são celebrados em Sessão Especial proposta pela deputada Mayra Dias

Por Assessoria de Comunicação

01.jun.2023 19:09h
img
Foto: Tadeu Rocha

Os bois Caprichoso e Garantido evoluíram no plenário Ruy Araújo da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), transformado simbolicamente na arena do bumbódromo para homenagear o Festival Folclórico de Parintins e os bumbás. A Sessão Especial foi presidida pela deputada estadual Mayra Dias (Avante), autora da propositura.

A deputada justificou a sessão lembrando que a festividade do boi-bumbá sustenta milhares de famílias, não só em Parintins, mas em diversos municípios do Amazonas. Isso mostra a importância econômica, social e cultural de Caprichoso e Garantido justificando esse momento e essa merecida homenagem. “Ano passado, Parintins recebeu mais de 110 mil turistas, o que corresponde a um aumento de 68,12%, em relação a 2019. O Festival de 2022 gerou uma receita direta dos turistas de mais de 112 milhões de reais, recurso que chega desde o vendedor ambulante que percorre as ruas da cidade às multinacionais que investem e patrocinam a festa”, disse.

A parlamentar homenageou in memoriam Amazonino Mendes, o primeiro governador que acreditou no potencial da festa, construiu o bumbódromo e investiu nos bumbás. Destacou a importância de pessoas que contribuíram grandemente para manter o Festival vivo como o prefeito de Parintins, Bi Garcia, o presidente da Tv Acrítica, Dissica Calderaro, e o governador do Amazonas, Wilson Lima, entre outros. “Sempre fui defensora da nossa cultura e vejo no Festival de Parintins um meio para desenvolver nossa região com políticas públicas atuais e eficientes, capazes de transformar tanta beleza artística em melhorias para nossa gente”, destacou.

O Movimento Amigos do Garantido (MAG), Movimento Marujada e os itens dos bumbás receberam certificado de reconhecimento. Israel Paulain e Sebastião Jr. do boi Garantido, Edmundo Oran e Patrick Araújo do boi Caprichoso levantaram a galera com toadas que são hits do festival de 2023. O prefeito de Parintins, Bi Garcia, ao se pronunciar, pediu apoio da assembleia legislativa para transformar a segunda-feira (pós festival) em feriado estadual. “O Boi de Parintins é a maior festa popular do estado do Amazonas e já merece o feriado da segunda-feira para que o povo do Amazonas possa brincar as três noites do festival, portanto, deixo esse apelo aqui para que a gente faça como nos outros estados, onde o maior produto cultural, a maior festa popular, seja reconhecida por todos os amazonenses”, afirmou.

Também se manifestaram durante a sessão o deputado estadual Thiago Abraim (UB), o presidente da Amazonastur, Gustavo Sampaio, o presidente do Movimento Marujada, Rogério de Jesus e o representante do boi Garantido, capitão Ronan.

A solenidade encerrou com o cantor David Assayag cantando as toadas “Sensibilidade” do Boi Caprichoso e “Vermelho” do boi Garantido.

O Festival Folclórico de Parintins, em 2023, ocorre nos dias 30 de junho, 1º e 2 de julho.

Contato para a Imprensa: (92) 991739585
Email: comunicacaomayradias@gmail.com