NOTÍCIAS

“Caravana da Criança” chegou ao Jorge Teixeira com serviços essenciais destinados à comunidade

Por Assessoria

26.jul.2021 11:05h
img
Foto: Augusto Ferreira

Respeitando todas as medidas sanitárias, moradores do bairro do Jorge Teixeira (Zona Leste de Manaus) receberam no sábado (24), a 4º edição da “Caravana da Criança”, realizada na Escola Estadual Profª Ignês de Vasconcelos Dias. O evento marca o retorno do calendário de ações itinerantes da Comissão de Promoção e Defesa dos Direitos das Crianças, Adolescentes e Jovens da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), presidida pelo deputado estadual Álvaro Campelo (Progressistas).

Foram oferecidos, de forma gratuita, a crianças, adolescentes, pais e responsáveis, atendimentos de profissionais como clínico geral, dentista e pediatra, vacinação da HN1, bolsa família, orientação jurídica, atendimentos social e psicológico, corte de cabelo, aferição de pressão e teste de glicemia, além de palestras, distribuição da cartilha de prevenção e combate ao abuso e à exploração sexual de crianças, adolescentes e jovens, elaborada pela Comissão com a participação da OAB.

O deputado explicou que a iniciativa acontece desde antes se tornar vereador de Manaus, e que o grande objetivo da “Caravana” é oferecer, acima de tudo, cidadania e dignidade à população. “Essas caravanas são realizadas mesmo antes de eu me tornar parlamentar. Nós estamos cumprindo com o nosso papel, buscando justamente atender às necessidades das populações mais carentes da capital e do interior. A ação de hoje é aqui no Jorge Teixeira, mas já temos programada uma nova caravana, desta vez, na Zona Norte de Manaus”, garantiu Álvaro.

Com dificuldade ao acesso médico, durante a semana, a moradora Ivaneide de Oliveira, aproveitou a oportunidade para garantir atendimento dos serviços de odontologia, pediatria, clínico geral e vacina para os seus dois filhos. “Essa iniciativa para a nossa comunidade veio numa hora certa, por sermos uma comunidade carente. Só temos mesmo a agradecer, porque para você conseguir pegar uma ficha no CAIC, é uma vez só na semana, dia de sexta-feira. Então com essa ação já deu uma grande ajuda, principalmente para nós mães que temos que trabalhar durante a semana”, ressaltou Ivaneide.

A gestora da escola, que cedeu o espaço para a ação, Selma Rodrigues, destacou a relevância social da iniciativa para comunidades com altos índices de vulnerabilidade social. Segundo ela, essa parceria entre Assembleia Legislativa, escolas da rede estadual e municipal, dentre outros órgãos, é fundamental para a preservação dos direitos e mais oportunidades para crianças, adolescentes e jovens. “Nós aqui da Escola Ignês de Vasconcelos estamos de portas abertas para receber esse evento novamente que é de fundamental importância para comunidade”, afirmou.

Desde o ano de 2019, já foram realizadas caravanas em Autazes (distante 113 km de Manaus em linha reta), Itacoatiara (176 km) e Manacapuru (68 km). Com a ação de hoje, a “Caravana da Criança” totalizou mais de 5.000 atendimentos. O evento contou com o apoio da Marinha do Brasil, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Secretaria Municipal de Saude de Manaus (Semsa), Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania de Manaus (Semasc), Secretaria Municipal de Educação de Manaus (Semed), além da participação do Conselho Tutelar e Aleam.