NOTÍCIAS

Carlinhos Bessa destaca projetos em prol das mulheres do Amazonas

Por Assessoria de Comunicação

08.mar.2022 9:12h
img
Foto: Divulgação Assessoria

Neste dia 8 de março, em que se comemora internacionalmente o dia da mulher, o vice-presidente da Assembleia do Amazonas (Aleam), deputado estadual Carlinhos Bessa (PV), destacou os Projetos e Leis, de sua autoria, em prol das mulheres do Amazonas.

A Lei nº 5204/2020, garante prioridade na realização de exames de mamografia para mulheres a partir de 40 anos, com histórico familiar de câncer de mama e nódulos. Já a Lei nº 5322/2020, dispõe que maternidades públicas e privadas realizarão, no período pré ou pós-natal, exame da Síndrome Alcoólica Fetal – SAF. A determinação visa a prevenção e diagnóstico da SAF, que se manifesta com mais frequência através de retardo no crescimento, problemas no sistema nervoso, dismorfismo facial, entre outros.

A presença de parteiras durante o trabalho de parto e pós-parto imediato, sempre que solicitada pelas parturientes, é assegurada pela Lei nº 5312/2020. De acordo com o deputado Carlinhos Bessa (PV), o trabalho das parteiras é importante para as mulheres. “O serviço prestado pelas parteiras é imprescindível quanto a orientação e realização do parto normal. Jamais uma mulher pode deixar de ter devidos cuidados no momento tão sensível, como o de seu parto, assim sendo auxiliadas por parteiras há milênios”, ressaltou.

Tramita nas Comissões Técnicas da Aleam, o Projeto de Lei nº 4622/21, também de autoria de Bessa, que assegura assistência psicológica às mulheres mastectomizadas no Amazonas. De acordo com o parlamentar, o PL visa a prevenção e a redução de sequelas decorrentes do processo cirúrgico. “Tão importante quanto a cirurgia, a intervenção psicológica na pós mastectomia é essencial para a prevenção e redução de sequelas que podem ser decorrentes do processo cirúrgico, devendo ser ministrada o mais precocemente possível”, defende Bessa.

Skip to content