NOTÍCIAS

Carlinhos Bessa promove Cessão de Tempo em homenagem ao Dia da Parteira

Por Emerson Benevides - Assessoria

06.mai.2021 17:18h
img
Foto: Alberto César Araújo

Aconteceu na manhã dessa quinta-feira (6), no Plenário Ruy Araújo da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Cessão de Tempo em alusão ao Dia Estadual da Parteira, comemorado em 5 de maio. A homenagem foi proposta pelo vice-presidente da Aleam, deputado estadual Carlinhos Bessa (PV).

Para o parlamentar, que é autor da propositura que criou o dia estadual em homenagem às parteiras no Amazonas, o trabalho desenvolvido pelas parteiras é importante e essencial, sobretudo no interior do Estado.

“Muitas pessoas ainda não têm acesso às maternidades e precisam do trabalho dessas mulheres para dar à luz em suas casas ou nas comunidades em que vivem. O trabalho desenvolvido pelas parteiras é humanizado e merece todo o meu respeito e admiração”, destacou.

Bessa ressaltou, ainda, a importância da visibilidade do trabalho desenvolvido pelas parteiras e do apoio na busca por políticas públicas e valorização dessas profissionais. “As parteiras criam um elo de confiança e amor com as parturientes, mas infelizmente essa prática ficou sem visibilidade durante muito tempo. Hoje, as parteiras têm oportunidade de poder falar nesta Casa sobre o trabalho que desenvolvem, pois temos inúmeros deputados interioranos como eu que reconhecem e valorizam esse trabalho”, enfatizou.

Finalizando o discurso, o deputado colocou seu mandato à disposição das parteiras tradicionais. “Coloco aqui, mais uma vez, o nosso mandato à disposição de todas as parteiras. Essa é uma profissão secular importante que não está extinta. As parteiras ainda existem e continuarão exercendo essa missão por muito tempo. Conquistamos alguns avanços nos últimos anos, como a permissão da atuação das parteiras em hospitais e maternidades do Amazonas e isso representa um grande avanço”, finalizou.

A secretária da Associação das Parteiras Tradicionais do Amazonas, Maria das Dores, que representou as parteiras durante a Cessão de Tempo, falou sobre o apoio do deputado Carlinhos Bessa e agradeceu o espaço e reconhecimento da profissão.

“Aproveito a oportunidade para enfatizar o trabalho e apoio que o deputado Carlinhos tem nos concedido. Ao conseguir uma emenda parlamentar para nosso projeto e criar uma data específica para as parteiras, confirmamos a valorização do deputado com nosso trabalho e isso foi muito importante. Nós sabemos que sem apoio e ajuda não conseguimos ser enxergadas nas comunidades. Mostramos que ainda existimos e precisamos que nossos políticos tenham um olhar para aqueles que precisam. A parteira tradicional existe e exerce esse ofício lindo que é partear. Em todos os cantos temos parteiras e precisamos daqueles que regem as leis. Peço a Deus que continue protegendo e dando sabedoria ao deputado para que continue fazendo o trabalho que tem executado e cada dia seja melhor”, disse.