NOTÍCIAS

Castramóvel viabilizado por Joana Darc chega a Manaus

Por Assessoria - Tayara Wanderley

19.abr.2021 13:47h
img
Foto: Fábio Romão

A primeira das três unidades móveis de castração adquiridas com recursos de emendas impositivas destinadas pela deputada e protetora dos animais Joana Darc (PL) já se encontra na capital amazonense, aguardando os procedimentos de liberação e autorização de funcionamento e em breve realizará a esterilização de cães e gatos de maneira gratuita.

No total, foram adquiridas três unidades de castração com recursos destinados por Joana, duas serão coordenadas pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) e outra será usada na execução do Programa Estadual de Bem-estar Animal e Fauna Doméstica da Fundação Amazônia Sustentável (FAS), em parceria com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema).

A chegada dos Castramóveis marca um novo momento na causa animal do Amazonas: “A criação desse projeto demandou tempo e não foi nada fácil. Não havia uma política pública de proteção animal, eu tive que começar do zero. Hoje, estamos entregando o que sonhamos lá atrás.”. apontou a deputada.

Os castramóveis tem capacidade para atender dois animais simultaneamente e já são equipados com todos os instrumentos e insumos necessários para a realização dos procedimentos cirúrgicos.

O objetivo da iniciativa é promover o controle populacional de animais domésticos, através do procedimento de castração, que além de evitar a procriação, oferece diversos benefícios à saúde física e mental dos animais, dos quais podemos destacar:

– Em fêmeas, o procedimento diminui o risco de câncer de mama. E quanto mais cedo, melhor: 99% das cadelas castradas antes do primeiro cio não desenvolvem a doença. Já em gatas, a castração reduz as chances de câncer de mama entre 40% a 60%.

– Em machos, a castração reduz a frustração sexual e a necessidade de sair em busca de “namoradas”. Ao mesmo tempo, isso diminui o risco de fugas, atropelamentos e brigas com outros machos.