NOTÍCIAS

Celebração do Dia Internacional das Mulheres  e lançamento da Campanha da Fraternidade 2022, na Aleam

Por Assessoria de Comunicação

08.mar.2022 11:22h
img
Foto: Divulgação Assessoria

Durante a Sessão Ordinária, desta terça-feira (8), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), os discursos dos parlamentares foram centrados na celebração do Dia Internacional das Mulheres. A origem da homenagem remonta a um incêndio que aconteceu em Nova York, no dia 25 de março de 1911, que vitimou 146 pessoas, sendo 125 mulheres e 21 homens. Ainda durante a manhã, também ocorreu Cessão de Tempo, quando foi lançada a Campanha da Fraternidade 2022.

“É um dia de comemoração, mas também um dia de reflexão. Muitas mulheres estão lutando para mostrar sua competência, mas muitas estão sofrendo violência não só em casa, como em vários lugares da nossa sociedade”, destacou a deputada Therezinha Ruiz (PSDB) no seu pronunciamento.

“Quero parabenizar todas as mulheres amazonenses, que são guerreiras e têm contribuído com a evolução no nosso Estado. As mulheres têm ajudado no avanço das políticas públicas do Amazonas”, sintetizou o deputado João Luis (Republicanos).

Para o deputado Tony Medeiros (PSD) as mulheres já venceram muitas barreiras em busca de respeito, igualdade, oportunidades, educação, direito de voto e hoje têm não só o nosso apoio em todas essas lutas, mas também nossa admiração. “Reconheço a importância de cada uma delas porque sei que 50% da população do mundo é composta por mulheres e outros 50% é composta por filhos dessas mulheres. Minha gratidão, respeito e homenagem a cada mulher na data de hoje”, disse.

Em seu discurso, o deputado Cabo Maciel (PL) também parabenizou as mulheres. “Que possamos, cada vez mais, tê-las ao nosso lado. Afinal, ao lado de um grande homem há uma grande mulher. Temos que entender a sua importância na sociedade”, analisou.

O deputado Felipe Souza (Patriota) acredita que a melhor forma de homenagear as mulheres é propondo leis que defendam seus interesses, atendam suas necessidades e lhes possibilitem viver em uma sociedade mais justa. “Sou autor de algumas leis, projetos e requerimentos que atendem a essas propostas, seja na área da saúde, segurança ou valoração feminina. Sempre tenho algum trabalho em prol das mulheres do nosso estado”, concluiu.

 

Campanha da Fraternidade 2022

Por meio de solicitação da deputada Therezinha Ruiz, o Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Manaus, Dom Leonardo Steiner, apresentou, na Aleam, a Campanha da Fraternidade 2022, que tem o tema “Fraternidade e Educação”.

Dom Leonardo relembrou que a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) aborda o tema pela terceira vez. “Como diz o provérbio bíblico, fala com sabedoria, ensina com amor. Educação é despertar para justiça e solidariedade. Nesse sentido, a educação não é apenas a aprendizagem, ela começa na nossa família”, defendeu.

Dom Leonardo ainda defendeu melhores condições de salários aos professores, assim como mais investimentos na área.

“Papa Francisco, em sua mensagem para o Dia Mundial da Paz, alertou para o fato dos governos necessitarem ter mais preocupação em investir em educação do que em armas”, finalizou.