NOTÍCIAS

Centro Espírita Beneficiente União do Vegetal é homenageado na Assembleia Legislativa

Por Assessoria

10.ago.2021 13:54h
img
Foto: Dircom

O Centro Espírita Beneficiente União do  Vegetal foi homenageado na manhã desta terça-feira, (10) com Sessão Especial pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) em alusão aos 60 anos de existência. A propositura foi do deputado estadual Serafim Corrêa (PSB).

“Minha alegria em puder ter sido autor desta proposta que foi aprovada por unanimidade por esta Casa. A relevância da União do Vegetal, uma religião amazônica e nasce na floresta, mas com dois objetivos maravilhosos que nos nossos dias devem ser extremamente valorizados: paz e amor. Vivemos em um momento de confrontos, de guerras, de confusão, isso vale para os países que vivem guerras cibernéticas, comerciais, permanentes. De outro lado, descendo para as famílias, vemos situações tão delicadas, que no momento em que temos oportunidade, devemos louvar paz e amor, exatamente para nos contrapor a essa onda de violência”, disse Serafim parabenizando a instituição pelos seus 60 anos.

Membro da direção geral da instituição, Ruy Fabiano, afirmou que a primeira  filial da instituição foi criada em Manaus, tendo sua sede em Porto Velho e depois se expandiu para todos os estados do Brasil, além de outros países como os Estados Unidos.

“A União do Vegetal teve origem aqui na Amazônia, nos seringais. Foi criada em 1961, lá na fronteira entre o Brasil e a Bolívia. Alguns anos depois, o fundador, Mestre Gabriel começou a institucionalizar a religião, em 1967. Aqui no Brasil, somando tudo, entre núcleo e  distribuições são 240 lugares. Está presente nos Estados Unidos, Espanha, Portugal, Reino Unido, Peru, Canadá, entre outros”.

Fabiano ainda disse que  a União do Vegetal é uma religião que não faz “propaganda”  do seu trabalho e que a adesão dos adeptos acontece espontaneamente.

“Essa é uma religião que tem uma fundamentação, doutrina, cristã-reencarnacionista. Um trabalho que está dentro do cristianismo e que tem uma visão reencarcionista no processo da espiritualidade. Normalmente, as pessoas chegam a partir de alguém que convida, mas a instituição também tem sua página na internet”, explicou.

De acordo com o diretor, a União do  Vegetal recebe com honradez a homenagem pelas mãos do deputado Serafim Corrêa e considera um reconhecimento da sociedade do Amazonas. “A instituição tem uma presença especial e diferenciada na história dessa religião, porque por aqui esteve o fundador, mestre Gabriel, que fez com que daqui de Manaus a União Vegetal circulasse por todo o mundo”, disse.

Sobre o Centro Espírita

A União do Vegetal nasceu entre pessoas humildes (seringueiros) em plena floresta Amazônica, mais precisamente nos seringais entre Brasil e Bolívia, quando o M. Gabriel em 1959 e sua família e alguns amigos deram início a esta sagrada religião.

Em 1965, M. Gabriel retorna a Porto Velho juntamente com sua família trazendo a UDV para iniciar sua expansão, e em 1967, mais precisamente em 29 de julho, chega a Manaus trazida pelo discípulo M. Florêncio Sequeira de Carvalho, uma história de amor deste humilde seringueiro, que trouxe o vegetal com o objetivo de auxiliar seus familiares, sentindo todo o benefício que estava recebendo e querendo estender a outras pessoas.

A União do Vegetal circulou o mundo, com palavras proféticas que vem se confirmando, hoje a UDV está  presente em todos os estados brasileiros, assim como, nos EUA, Espanha, Portugal, Reino Unido, Suíça, Austrália, Canadá e Peru. Desenvolve diversos trabalhos através de seus departamentos, entre estes, o Departamento de Beneficência, o Departamento de Plantio de Meio Ambiente e o Departamento Médico e Científico, além de possuir algumas entidades associadas, com a Associação Nova Encanto de Desenvolvimento Ecológico, a Casa da União que age na área da beneficência. Trazendo assim grandes benefícios a sociedade em geral, tirando as pessoas dos vícios e fortalecendo a família, base primordial para uma sociedade saudável.