NOTÍCIAS

Centro médico da Assembleia Legislativa realiza exames preventivos e disponibiliza vacinas em ação de saúde

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

18.mai.2022 14:17h
img
Foto: Danilo Mello

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), por meio da Diretoria de Saúde, realizou ação de saúde, nesta quarta-feira (18), no Auditório Belarmino Lins. Foram realizadas aplicação de vacinas e feitos exames preventivos destinados aos servidores do Poder Legislativo estadual.

Foram disponibilizados imunizantes para tríplice viral e H1N1 (sendo esta última destinada a maiores de 60 anos e trabalhadores da saúde), por meio de parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e a Unidade de Saúde da Família São Francisco.

Segundo o diretor de Saúde da Casa Legislativa, médico Arnoldo Andrade, a ação é parte da diretriz preventiva da Assembleia. “O grande bem que temos a zelar é a nossa saúde, por isso temos que realizar a prevenção continuamente para não perdê-la. É nesse ritmo que a Assembleia promove ações para que o servidor realize a prevenção”, explicou.

O diretor disse ainda que a Casa realizou a vacinação contra  a H1N1 (gripe) e também da tríplice viral, porque o sarampo voltou. “É uma doença que tinha desaparecido. Estava controlada, mas voltaram a ter casos em Manaus e isso é preocupante”, esclareceu.

Natilde Souza, servidora da Procuradoria da Assembleia, destacou a praticidade de ter acesso às vacinas. “É importante não só para nós servidores, como para o parlamento, que não perde seus servidores durante a jornada de trabalho, evita o deslocamento, trazendo as vacinas até nós, que muitas vezes temos o horário de trabalho que conflita com o funcionamento da UBS. Tenho só a agradecer ao presidente e à diretoria pela atenção conosco”, declarou.

A facilidade também foi o ponto positivo destacado pelo servidor da Casa Militar, Alzimar Santiago. “Quero parabenizar o Centro Médico que evita o transtorno e filas nas unidades de saúde trazendo o conforto até nós, que podemos ser vacinados aqui mesmo, sem deslocamento e espera”, elogiou.

 

Exames

A ação incluiu 40 exames ginecológicos preventivos que serão feitos na Assembleia, completou Arnoldo. “A proposta é trabalhar a prevenção sob outros aspectos. Decidimos disponibilizar preventivo às pacientes, que tiveram alterações em exames, assim como testes rápidos de hepatite, glicemia e aferição de hipertensão”, esclarece.

Os servidores que não puderam ser atendidos na ação podem procurar o centro médico e marcar consulta.