NOTÍCIAS

Cessão de Tempo apresenta projeto “Cápsula da Ciência” da escola Maria Amélia do Espírito Santo

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

06.dez.2022 14:18h
img
Foto: Danilo Mello

Por iniciativa da deputada Therezinha Ruiz (PL), a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realizou Cessão de Tempo, nesta terça-feira (06), para que as professoras Rosineide Souza e os alunos Élica Lopes de Andrade, Letícia Lopes Fonseca, João Sage e Esmerli Blanc, da Escola Estadual Maria Amélia do Espírito Santo, localizada na zona Centro-Oeste de Manaus, apresentassem o projeto “Cápsula de Ciência”.

Therezinha Ruiz, que é presidente da Comissão de Educação da Aleam, apresentou o projeto “Cápsula de Ciência” que é destaque nacional, de acordo com ela. “Desde outubro, o projeto tem sido apresentado pelo Brasi: já passou por Santa Catarina, São Paulo, Espírito Santo, Sergipe, Ceará, Distrito Federal e agora, de 14 a 17 de dezembro, estará em Manaus”, informou. A parlamentar também lamentou a falta de maior divulgação dos feitos realizados pelas escolas estaduais.

A professora Rosineide Souza e as alunas Élica Lopes de Andrade e Letícia Lopes Fonseca explicaram que o projeto “Cápsula de Ciência” é um Domo Geodésico (estrutura composta de triângulos), de 95 metros quadrados de área e 11 metros de diâmetro, equipado com cinco projetores de vídeo que, de forma combinada, geram imagens em 360°.

Elas enfatizaram que o público que visita a cápsula tem a oportunidade de ficar “por dentro” das pesquisas desenvolvidas nos vários laboratórios que integram o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). “Eles têm uma visão bem diferente de experimentos que usam alguns dos recursos mais sofisticados da ciência atual, como o Sirius, um instrumento científico de última geração, que usa aceleradores de partículas para investigar os mais diversos materiais, na escala dos átomos e moléculas”, disse a professora.