NOTÍCIAS

Cessão de Tempo destaca avanço nas cirurgias de cabeça e pescoço, na FCecon

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

22.mar.2022 17:22h
img
Foto: Danilo Mello

Durante a Sessão Ordinária, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), aconteceu uma Cessão de Tempo, solicitada pelo deputado Delegado Péricles, que tratou sobre as cirurgias inovadoras de cabeça e pescoço, que estão sendo realizadas na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCecon). “Sinto-me honrado em direcionar emendas. Ainda mais porque sei, por experiência própria, da necessidade”, analisou Péricles.

Na oportunidade, o diretor-presidente da Fundação, Dr. Gerson Mourão, explicou que a emenda parlamentar de iniciativa do deputado Péricles está otimizando o tratamento na fundação, com a aquisição de aparelhos modernos utilizados, em procedimentos na região de cabeça e pescoço.

“Estamos desconstruindo uma história de 30 anos no FCecon, pois com um método menos invasivo, não precisamos mais abrir o peito do paciente para acessar a garganta, por exemplo. Com isso, proporcionamos menos tempo de pós-operatório hospitalizado aos pacientes, que  não precisam mais de radioterapia e quimioterapia. Porém, se aplica apenas a  tumores em fase inicial, daí a importância do diagnóstico precoce”, afirmou. O médico acrescentou que hoje a FCecon apenas trata casos de câncer, ficando o diagnóstico e biópsias a cargo de outras instituições, como o Hospital Delphina Aziz.

O deputado Wilker elogiou a descentralização, mas chamou a atenção para a demora no fluxo de atendimento que os pacientes podem sofrer até chegar à FCecon. Também em aparte, o deputado Belarmino Lins (Progressistas) destacou a gestão da saúde estadual com o Dr. Anoar Samad como um divisor de águas.