NOTÍCIAS

Cessão de Tempo mostra dados sobre Rede de Mestres e Doutores no Amazonas

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

10.mai.2022 15:28h
img
Foto: Hudson Fonseca

A Rede de Recursos Humanos e Inteligências para a Sustentabilidade na Amazônia (Rhisa), em Cessão de Tempo requerida pela deputada professora Therezinha Ruiz (PL), realizou, nesta terça-feira (15), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), apresentação sobre dados do primeiro boletim da instituição que trata da distribuição de profissionais graduados no Amazonas, com perfis recuperados na plataforma Lattes, controlada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

De acordo com o pesquisador Danilo Egle, os dados compilados de Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas trazem uma fotografia da distribuição dos mestres e doutores no território amazonense.

“A Rede Rhisa veio até a Aleam apresentar estudo realizado no primeiro ano de execução desse projeto, que foi iniciado no fim de 2020. Compilamos os dados da plataforma Lattes em uma rede local, agregando mais de 50 mil currículos de pesquisadores. Elaboramos um boletim com esses dados compilados em Ciência, Tecnologia e Inovação, mostrando que existem três grandes polos no Amazonas: Manaus, Parintins e Tefé, com enorme concentração de recursos humanos de alta qualificação científica, que podem ser aproveitados por governos e empresas”, resumiu.

A deputada Therezinha Ruiz colocou a Comissão de Educação da Aleam à disposição da Rede Rhisa e lembrou da dificuldade que é fazer pesquisa no Amazonas. “Nós sabemos das dificuldades que os nossos cientistas e pesquisadores têm pra fazer um mestrado ou doutorado. Apresentamos aqui uma proposta de reconhecimento de diplomas conseguidos no exterior para aplicação na rede estadual”, avaliou.