NOTÍCIAS

Cessão de Tempo sobre a importância do Centro Psiquiátrico Eduardo Ribeiro

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

25.nov.2021 16:59h
img
Foto: Divulgação Dicom

Durante  Cessão de Tempo, requerida pelo deputado Dr. Gomes (PSC), nesta quinta-feira (5),  foi discutida a importância do Centro Médico Eduardo Ribeiro no tratamento de doenças mentais.

O professor, médico e coordenador de Comissões Internas e Plantonistas do Centro Psiquiátrico Eduardo Ribeiro, Israelson Taveira chamou atenção para a necessidade de um atendimento especializado e revitalizado no  tratamento das doenças mentais, no local.

Israelson  destacou que o setor de doenças mentais precisa de um Centro de Referência. “Estou na Casa para falar por pessoas que são incapazes de falar por si. Elas precisam de ajuda e estou aqui para representá-los”, afirmou.

A diretora do Centro,  Raimunda Gomes Pinheiro, falou sobre a segurança que o Centro transmite aos doentes assistidos no local. “O Eduardo Ribeiro tem a confiança dos pacientes e essa é a importância de mantê-lo no local de origem, e reformá-lo com o caráter de hospital-escola, pois também sempre foi  referência de formação de profissionais com residência em psiquiatria no Amazonas”, afirmou.

A deputada Joana Darc (PL) se comprometeu a apresentar emenda em benefício do hospital Eduardo Ribeiro, porém acrescentou que mais que a emenda, é preciso um projeto de governo em prol do hospital. Por sua vez, o deputado Dermilson Chagas disse que é desumano deixar um hospital com essa história sem orçamento. “As pessoas hoje são tratadas em casa, mas as famílias muitas vezes não têm recursos para tratar os doentes. Muitas famílias precisam deste hospital, não como ele funcionava antes porque hoje temos muitas técnicas, muitos métodos, mas ele precisa ser reformado e reformulado”, afirmou.

Em seu pronunciamento, o deputado Dr. Gomes sugeriu uma reunião no seio da Comissão de Saúde da Assembleia com as presenças de outras autoridades ligadas à saúde para tratar do assunto com maior amplitude, pois apenas uma Cessão de Tempo não é possível expor todas as necessidades do Centro e as soluções a serem buscadas.