NOTÍCIAS

Cessões de Tempo são destaque na reunião parlamentar, desta terça-feira (15)

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

15.mar.2022 16:33h
img
Foto: Danilo Mello

A Sessão Plenária, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), desta terça-feira (15), teve como destaque duas Cessões de Tempo, solicitadas pelos deputados Álvaro Campêlo (Progressistas) e Carlinhos Bessa (PV), respectivamente, além da visita do presidente da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), deputado Lídio Lopes (Patriota) de Mato Grosso do Sul (MS).

O Dia Mundial do Consumidor, celebrado neste 15 de março, foi repercutido pelo deputado Álvaro Campêlo, que compõe a Comissão de Defesa do Consumidor da Aleam (CDC-Aleam), e solicitou a Cessão de Tempo, em favor da presidente da Associação das Donas de Casa do Estado do Amazonas (ADCEA), Neuda Maria de Lima, que fez um retrospecto acerca do surgimento da data, além de explicar sobre a variação de preços e os impactos no orçamento familiar.

Neuda Maria esclareceu que março é um mês importante para os consumidores. Ela lembrou que o Dia Mundial do Consumidor teve origem em 15 de março de 1962, quando o presidente norte-americano John Kennedy reconheceu, junto ao Congresso, o direito dos consumidores. Em nível nacional, foi no dia 11 de março de 1991 que entrou em vigor o Código de Defesa do Consumidor (CDC – Lei Federal nº 8.708/1990), o que representou um marco na defesa dos consumidores brasileiros.

“Nosso compromisso é também com a formação de consumidoras conhecedoras de seus direitos e conscientes, em relação ao consumo e economia doméstica”, declarou Lima, que falou ainda sobre eventos como palestras realizadas pela instituição com o intuito de orientar as famílias sobre orçamento doméstico, mostrando o quanto é importante não se deixar seduzir por propagandas e contribuir para o combate a inflação.

A segunda Cessão de Tempo, de autoria do deputado Carlinhos Bessa, permitiu que o diretor do Centro Educacional La Salle, Jackson Bentes, falasse sobre a trajetória da tradicional instituição de ensino, que está completando 40 anos de atuação em Manaus.

O gestor falou da dificuldade dos primeiros anos, com a escolha do local e construção do prédio da escola, até os dias atuais, com a oferta de infraestrutura moderna, destacando, porém, o foco na formação humana e cristã. “Esta instituição, que se desenvolve ao longo do tempo, continua a evoluir na missão de formar e transformar crianças e adolescentes em cidadãos éticos, integrados com o meio ambiente, voltados para o trabalho e protagonistas de suas escolhas”, avaliou o diretor escolar.

Os deputados Therezinha Ruiz (PSDB) e Belarmino Lins (MDB) se manifestaram, após o pronunciamento de Bentes e destacaram a qualidade e comprometimento dos profissionais, que atuam na escola. Lembraram que seus filhos foram alunos lassalistas. “A Educação é uma ação mútua entre aquele que ensina e aquele que aprende, em articulação com o conhecimento que se transforma em saber”, disse a deputada Therezinha Ruiz.

Unale

Ainda no Grande Expediente, o presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade (PV) recebeu a visita do presidente e da tesoureira geral da Unale, respectivamente, deputado Lídio Lopes e deputada estadual da Bahia, Ivana Bastos (PSD), para a entrega do troféu da segunda edição do Prêmio Assembleia Cidadã.

O projeto “Procon Legislativo + Cidadão”, realizado pela CDC-Aleam, foi o campeão da categoria Atendimento ao Cidadão,  em escolha realizada durante a 24ª Conferencia Nacional da Unale, realizada em novembro de 2021, na cidade de Campo Grande (MS).  A CDC-Aleam é presidida pelo deputado João Luiz (Republicanos).