NOTÍCIAS

Chuvas e subida dos rios são motivos de preocupação dos deputados na Aleam

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

06.abr.2022 14:15h
img
Foto: Danilo Mello

O grande volume de chuva, assim como a subida dos rios da Amazônia, está preocupando os deputados da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), que durante a Sessão Plenária desta quarta-feira (6) discursaram sobre o tema.

Destacando a importância da implantação de uma política de saneamento básico, o deputado Sinésio Campos (PT) apresentou Projeto de Emenda à Constituição (PEC) Estadual sobre a política estadual de saneamento básico. No discurso, Sinésio defendeu o projeto, e deu como exemplo os estragos causados nas cidades quando acontecem fortes chuvas. O parlamentar disse que cobra, há muito tempo, investimentos e plano de saneamento básico.

“Em Parintins (distante 369 km de Manaus em linha reta) tivemos chuvas torrenciais, assim como Manaus, mas os problemas trazidos com as chuvas não é inteiramente por conta delas, é pela precariedade de serviços de água e esgoto. Em Urucurituba (208 km), a frente da cidade desmoronou e isso é algo preocupante porque sabemos que muitos recursos chegam nestes municípios”, afirmou.

O presidente Roberto Cidade (UB) também manifestou preocupação com as chuvas. “Infelizmente, o Sul do Amazonas, mais precisamente em Apuí (453 km), a população está sofrendo com as cheias. Ontem, o prefeito Marcos Lise (UB) me pediu apoio e já estou em contato com a Defesa Civil do Estado para ver como podemos contribuir com este município que já decretou estado de emergência. Quero me solidarizar com a população de Parintins também. Vimos dias de muito transtorno devido às cheias”, afirmou.

 

IPI

Ainda durante a Sessão Ordinária, o deputado Serafim Corrêa (PSB) criticou o descumprimento do acordo feito pelo Governo Federal com a bancada do Amazonas, com relação ao IPI. Ele classificou como uma “traição”. “Na política, a palavra deve ter valor. O Governo fez o acordo, teve a matéria aprovada e depois simplesmente traiu o acordo”, criticou.