NOTÍCIAS

Codajás realiza mutirão de cirurgias com emenda da deputada Dra. Mayara

Por Assessoria de Comunicação

13.dez.2021 13:46h
img
Foto: Chico Reis

Mais uma emenda da deputada Dra. Mayara Pinheiro (Progressistas), beneficia o interior do Amazonas. No último fim de semana, o município de Codajás realizou um mutirão de cirurgias com recurso destinado pela parlamentar.

Quase 500 mil foram destinados para realização de jornadas cirúrgicas nos municípios de Itacoatiara, Tefé, Beruri, São Gabriel da Cachoeira, Lábrea, incluindo Codajás. O projeto visa desafogar a fila de espera do Sistema Nacional de Regulação (Sisreg), agilizando o atendimento e acelerando o tratamento do paciente.

Para Dra. Mayara, cada oportunidade de destinar recursos para o interior será priorizada em seu mandato. A parlamentar entende as dificuldades de acesso à consulta médica e serviços especializados, em cidades do interior, principalmente, quando se trata de procedimento cirúrgico.

“Os pacientes que esperam meses e meses na fila do Sisreg por conta de um procedimento cirúrgico serão atendidos nos seus municípios pólo, sem precisar vir à capital. Dessa forma, proporcionamos uma melhor assistência para todos e minimizamos o sofrimento dessas famílias que aguardam um procedimento cirúrgico por anos e não conseguem. Codajás foi agraciada e isso é só o início de um grande trabalho ”, afirmou.

O mutirão contemplou a realização de cirurgias oftalmológicas de pterígio (raspagem e catarata). Cirurgiões, enfermeiros e suporte logístico participaram da ação.

Além dos procedimentos oftalmológicos, a Prefeitura de Codajás também realizou atendimentos na área de ginecologia, urologia, hérnias e vesículas. No dia 14 de dezembro serão iniciadas as cirurgias ortopédicas.

Segundo o secretário de Saúde do município, Aislan Ruela, nada é tão importante quanto poder minimizar a dor ou proporcionar a oportunidade para que a pessoa tenha uma vida normal e consiga realizar atividades do dia a dia. Para ele, a parceria da deputada Mayara com o município, possibilitou a realização de atendimentos nunca ofertados em Codajás.

“As emendas destinadas para procedimentos cirúrgicos enviadas pela Dra. Mayara Pinheiro é o caminho para melhorar a qualidade de vida dessas pessoas. Procedimentos que nunca aconteceram no município, como de ortopedia, e outros que não aconteciam há muitos anos, como os de oftalmologia, trazem alívio à população, que precisa voltar a ter uma vida normal”, reforçou o secretário.

A Jornada Cirúrgica em Codajás encerra no próximo dia 19 de dezembro e já está com a segunda edição planejada para o primeiro semestre de 2022.