NOTÍCIAS

Comandante Dan afirma que vai destinar emendas Parlamentares para a Fundação Cecon

Por Assessoria de Comunicação

10.mar.2023 11:12h
img
Foto: Divulgação Assessoria

Durante a Cessão de Tempo que aconteceu na quinta-feira (9), onde o Diretor-Presidente da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), Dr. Gerson Mourão e a Dra. Mônica de Melo relataram sobre o andamento da obra do Centro Avançado de Prevenção ao Câncer de Colo de Útero. A unidade hospitalar terá a função de diagnosticar o câncer na fase inicial realizando as cirurgias de conização, procedimento que trata as inflamações detectadas no preventivo evitando o avanço para o câncer. “O Amazonas lidera os casos de câncer de colo de útero do país, são números muito altos da quantidade de diagnósticos e precisamos sair desta marca que estamos há 30 anos”, disse o Dr. Gérson Mourão.

O Diretor-presidente Dr. Gérson Mourão, agradeceu o apoio dos deputados que destinaram as emendas parlamentares e reforçou da necessidade da continuidade do projeto para que mais mulheres tenham o direito a vida no amazonas.

Em sua fala, o deputado estadual Comandante Dan (PSC) parabenizou pelo trabalho realizado e o esforço empenhado na construção do Centro de Prevenção. Ressaltou ainda, a importância do serviço público prestado com paixão e zelo pela vida humana. “Vimos na apresentação que Dr. Gerson e Dra. Mônica, um sentimento de paixão, dedicação e afinco ao serviço. Parabéns por esse sentimento de paixão e cuidados, que me estimula mais ainda e afirmo que podem contar com meu apoio”, disse o deputado

Durante seu discurso, Mônica Melo apresentou os números de mulheres que chegam para consulta médica com o câncer avançado, e ressaltou que a principal dificuldade hoje é a falta de centro de diagnósticos e biópsias. “As mulheres não conseguem realizar o exame de prevenção, principalmente no interior do estado onde a falta de médicos especialistas é enorme, o câncer de colo de útero, se for descoberto no início é 100% curável”, disse a médica emocionada. Mônica ainda ressaltou em seu discurso sobre a importância da vacinação contra o vírus do HPV nas meninas e meninos de 9 a 14, o HPV é o vírus causador do câncer de colo de útero.

O deputado Dan falou que no final deste ano pretende destinar recursos de suas emendas parlamentares à Fcecon e que vai solicitar ao deputado Federal Silas Câmara a possibilidade de aumentar o valor destinado da emenda do deputado federal para a Fundação Cecon, que hoje é de R$ 2 milhões.