NOTÍCIAS

Comandante Dan apresenta o anuário de cidades mais seguras no Brasil

Por Assessoria de Comunicação

22.ago.2023 14:54h
img
Foto: Divulgação Assessoria

Durante a plenária desta terça-feira (22), o deputado Comandante Dan (Podemos) apresentou dados do anuário das cidades mais seguras do Brasil. O anuário foi produzido pela empresa MY Side, especializada em serviços e tecnologia, com a missão de ajudar pessoas que buscam comprar um imóvel.

Segundo o estudo, o Amazonas ocupa a antepenúltima posição entre os 27 estados brasileiros. Dan Câmara considerou que ”os indicadores nos colocam entre os estados menos seguros e que parece óbvio que os números da segurança pública precisam melhorar”. O deputado afirmou ainda que para melhorar “precisamos passar por investimentos, complementação dos efetivos, tecnologias, dentre outros”.

O parlamentar ressaltou ainda a urgência da regulamentação dos municípios para serem incluídos no Sistema Único de Segurança Pública – SUSP, inclusive para a recepção de verba federal. “É simples, não precisa de recurso financeiro, basta papel e caneta para organizar as estruturas de governo municipal, com o propósito de cumprir os protocolos”.

O anuário é fundamentado em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), do Ministério da Saúde. O indicador principal utilizado para classificar as cidades foi a quantidade de assassinatos por 100 mil habitantes.

Dan Câmara argumentou que a insegurança gera prejuízos em todos os sentidos, mais especificamente no caso do relatório das cidades mais seguras no valor imobiliário. O deputado teve acesso ao documento após o encerramento do 1º Seminário de Segurança Inovadora, que trouxe para Manaus boas práticas no tocante à ordem pública.

Dois estados que já estiveram na liderança e na vice-liderança da insegurança no Brasil narraram no Seminário suas experiências para superar os desafios e levar a segurança aos seus cidadãos: Acre e Espírito Santo.