NOTÍCIAS

Comandante Dan considera que o foguetório criminoso é consequência de letargia

Por Assessoria de Comunicação

11.fev.2026 12:19h
img
Foto: Assessoria de Comunicação

O deputado Comandante Dan (Podemos) subiu à tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) para repercutir a queima de fogos acontecida na noite de terça-feira (10/2), atribuída à comemoração do aniversário da tomada de território pela facção criminosa Comando Vermelho (CV) no Estado, convocada pelas redes sociais. O parlamentar se pronunciou na sessão plenária desta quarta-feira (11) afirmando que o que permite eventos criminosos previsíveis é uma política de letargia na segurança pública.

“O foguetório acontece todos os anos, nos mesmos lugares. É previsível.  É possível identificar o perímetro geográfico. O estado possui recursos para monitorar e fiscalizar essas situações. Elas só ocorrem porque há um estado de letargia, de apatia no planejamento da segurança pública”, afirmou o parlamentar.

Comandante Dan, que foi comandante geral da Polícia Militar do Amazonas (2008-2011), e integrante da primeira turma da Força Nacional, citou o sistema de imageamento aéreo disponível no Amazonas, as aeronaves remotamente pilotadas e a lei que fala do uso de drones na atividade policial como ferramentas para a prevenção e o combate à manifestação criminosa.

“Estamos falando de algo que deveria ser previsto e evitado. O fato de ter acontecido já é uma derrota cidadã, uma clara manifestação de mando do crime. E aconteceu na capital e no interior. Como fazer para que esse quadro se reverta? Agindo, com os recursos que já temos disponíveis. E com a retomada e a ocupação de territórios que hoje estão sob governança criminal. Mas é preciso agir, ter um plano emergência, com metas factíveis e com etapas”,  disse o deputado.

O estado do Amazonas possue sistemas de monitoramento e vigilância aéreos avançados, com destaque para o SIVAM (Sistema Integrado de Vigilância da Amazônia) e o SIPAM (Sistema de Proteção da Amazônia), que integram radares, aeronaves e satélites para controle ambiental, tráfego aéreo e fiscalização.

Skip to content