NOTÍCIAS

Comandante Dan lança 2º Seminário de Segurança Inovadora

Por Assessoria de Comunicação

03.mai.2024 13:47h
img
Foto: Assessoria de Comunicação

Estão abertas as inscrições para o 2º Seminário de Segurança Inovadora, que acontecerá nos dias 23 e 24 de maio, no auditório Belarmino Lins, da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). “Segurança e Proteção da Amazônia: Desafios e Boas Práticas Inovadoras” será o tema desta segunda edição do evento, que trará à Manaus autoridades nacionais ligadas à área de segurança pública, para apresentar experiências inéditas e que transformaram cenários em favor da ordem pública. A realização é da Comissão de Segurança Pública da Aleam, em conjunto com a presidência da Casa. As inscrições são gratuitas.

“O primeiro seminário foi um sucesso e produziu frutos como a ida de representes do Ministério da Justiça à Tabatinga, para ouvir os anseios dos prefeitos do Alto Solimões e para ver se existem ações para o atendimento daquela área da tríplice fronteira. O evento se tornou obrigatório para quem trabalha direta ou indiretamente com a questão da segurança pública e permite um intercâmbio de experiências exitosas de todo o país”, declarou o deputado Comandante Dan (Podemos), que responde pela coordenação geral do evento e preside a Comissão de Segurança do Legislativo estadual.

O Seminário está aberto a profissionais e estudantes que se relacionam ao tema e é direcionado exclusivamente às boas práticas e experiências inéditas e bem-sucedidas no país em relação à ordem pública.

“Temos todo tipo de público, de profissionais das forças de segurança a estudiosos, professores e sociólogos. Não discutiremos polícia ostensiva nas ruas, como pode pensar o senso comum, mas falaremos de educação e inclusão digital. Segurança é uma construção coletiva que começa com o núcleo familiar”, afirmou Câmara.

As noticias que Manaus é a capital mais violenta do Brasil e a 27ª mais violenta do mundo, segundo a ONG mexicana Conselho Cidadão para a Segurança Pública e a Justiça Penal, reforçam a temática do evento, que foca na segurança e proteção da Amazônia.

Para o Comandante Dan, vive-se uma crise de segurança, com os índices do Amazonas e da Amazônia muito acima da média nacional e na contramão das tendências de boa parte do país.

“isso se deve ao avanço do crime organizado transnacional. Abordaremos essa temática nos dois dia de trabalho”, assegurou.Estão confirmadas as presenças de nove palestrantes, de diferentes segmentos. São eles: o professor Ricardo Brisolla Balestreri; o delegado federal, Humberto Freire de Barros, diretor para a Amazônia e Meio Ambiente da Polícia Federal; o diretor de Operações e Inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Ministério da Justiça, Rodney da Silva; o chefe do Estado Maior da PM de Santa Catarina, Coronel PM Jailson Aurélio Franzen, o secretário estadual de Segurança Pública do Amazonas, coronel PM Marcos Vinícius Oliveira de Almeida; o secretário de Segurança Pública do Município de Lajeado, coronel Roberto Locatelli Gandin; o coordenador do Centro de Apoio Operacional de Inteligência, Investigação e de Combate ao Crime Organizado, promotor de Justiça Igor Starling Peixoto; o superintendente da Polícia Rodoviária Federal no Amazonas, policial rodoviário federal Affonso Benjamim Neto e o coordenador interino do Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública Regional Norte do Ministério da Justiça, policial civil Fabrício de Souza do Nascimento.

Para inscrições, acesse o link:
https://www.sympla.com.br/2-seminario-de-seguranca-inovadora—seguranca-e-protecao-da-amazonia-desafios-e-boas-praticas__2450256