NOTÍCIAS

Comandante Dan realiza visita técnica à Secretaria de Segurança Pública

Por Assessoria de Comunicação

17.fev.2023 12:35h
img
Foto: Divulgação Assessoria

O Presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Comandante Dan (PSC), juntamente com demais integrantes, realizou visita técnica à Secretaria de Segurança Pública (SSP/AM) para conhecer e analisar as ações de forma integral, observando os agentes influenciadores, que modificam e interferem no resultado dos trabalhos. A reunião aconteceu no Centro Integrado de Comando e Controle ( CICC), localizado na rua André Araújo, Petrópolis, Zona Sul de Manaus.

O objetivo inicial da visita foi entender como as modalidades de policiamento estão acontecendo, com a definição do Plano Integrado da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social; os resultados decorrentes e como está acontecendo o sistema de monitoramento paredão e os impactos na prevenção/redução da criminalidade; contribuição às ações de prisão em flagrante, com recuperação de veículos; assim como acontece a interface em tempo real, com policiamento no teatro das operações (policiamento nos locais de incidência de violência); a capacidade de armazenamento de imagens; planejamento da operação carnaval e áreas impactadas em Manaus.

Durante a exposição, o secretário de segurança do estado do Amazonas, General Mansur, e a equipe técnica apresentaram os desafios e a complexidade que a Segurança Pública e Defesa Social possuem. Para o deputado Comandante Dan, o intuito foi conhecer a realidade e as necessidades, fortalecendo e criando uma força de resistência ao crime no Estado. Cada setor técnico da SSP foi ouvido pela comissão, durante mais de três horas de exposição.

O Comandante Dan explicou sobre o papel da Comissão e o propósito da proximidade com a SSP para melhoria da qualidade de vida da população do Amazonas. Falou ainda das Audiências Públicas, que tem data para serem realizadas, no município de Iranduba (distante 35 km de Manaus) e no bairro Jorge Teixeira, Zona Leste da capital, que detém os piores índices de violência na cidade.

Durante a exposição, o Chefe do Centro de Estatística do CICC, Major Rogê, relatou sobre as deficiências da presença do Estado, que influenciam na qualidade de vida dos moradores do bairro Jorge Teixeira, repercutindo nos indicadores de violência, como por exemplo: pequeno número de escolas, gerando a necessidade de locomoção para unidades de outros bairros, resultando em altos índices de evasão escolar e um custo maior para as famílias. O bairro possui a menor renda per capta e maior número de invasões.

Para o Deputado Comandante Dan, a participação das instituições como igrejas, associações, organizações não governamentais, famílias e gestores públicos, devem estar mais envolvidas com as ações de segurança.

“Precisamos estar juntos elaborando as soluções de combate à violência”, afirmou.