NOTÍCIAS

Começa a 13 ª edição do Parlamento Jovem da Assembleia Legislativa do Amazonas

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

30.nov.2021 14:48h
img
Foto: Divulgação Dicom

Nesta segunda-feira (29), a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), por meio da Escola Escola do Legislativo Senador José Lindoso e da Gerência de Educação Cidadã, deu início à programação da 13ª edição do programa Parlamento Jovem. Durante duas semanas, os jovens parlamentares eleitos, e seus suplentes, vivenciarão a rotina de um deputado estadual.

As atividades tiveram início com uma palestra do diretor-geral da Aleam, Wander Motta. Em seguida, a gerente do setor de Educação Cidadã, Cassandra Serejo, recebeu os jovens deputados e realizou a distribuição do material que será utilizado durante o programa.

“É com muita satisfação e alegria que damos início a essa 13ª edição, que, apesar de todos os desafios e obstáculos, por conta da pandemia, já está acontecendo e promete ser uma das mais emocionantes e produtivas que já tivemos. Estamos cumprindo todos os protocolos de segurança sanitária, por ordem do presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade (PV), que nos orientou a realizar esta edição, uma vez que é de suma importância para estes jovens conhecer o funcionamento dos Poderes do nosso país, e em especial o Poder Legislativo, que faz parte do dia a dia de cada um deles e da vida em sociedade”, comentou Cassandra.

Na quinta-feira (02) será realizada a instalação do Parlamento Jovem e a posse de todos os jovens deputados, com a participação do presidente, deputado Roberto Cidade. Até sexta-feira, os estudantes cumprirão um cronograma com aulas e orientações voltadas às atividades de um parlamentar dentro da Casa Legislativa.

 

O programa

O programa Parlamento Jovem foi criado pelo Congresso Nacional no ano de 2004, envolvendo as assembleias legislativas de todos os estados brasileiros. No âmbito estadual, o PJ foi criado pela Resolução Legislativa nº. 375/05, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

O programa possibilita aos alunos de escolas públicas a vivência do processo democrático mediante participação em uma jornada parlamentar na Assembleia Legislativa, com diplomação e exercício do mandato, experimentando a rotina de um parlamentar estadual.

Wendel Amaral Labora, 18 anos, candidato a presidente do Parlamento Jovem, afirmou que tem buscado entender o processo legislativo e a realidade da Assembleia Legislativa. “Acredito que é um trabalho muito importante, que traz benefícios sociais. Para mim, que estou começando a vida agora, é preciso ter responsabilidades e trabalhar com franqueza e honestidade”, afirmou.

Outra jovem participante é Fernanda de Almeida Ximenes, 18 anos, aluna da Escola Estadual Inspetora Dulcinéia Varela Moura, no bairro Novo Israel, que acredita ser a sua participação no Parlamento Jovem uma grande oportunidade de adquirir novos conhecimentos. “Quero voltar para a Escola e repassar o conhecimento que me foi dado aos colegas”, explicou.