NOTÍCIAS

Comissão da Aleam realizará Roda de Conversa sobre os direitos e visibilidade da comunidade LGBTI+

Por Assessoria

25.jun.2021 16:58h
img
Foto: Alexsander Alves

A Presidente da Comissão de Assistência Social e Trabalho (Cast), da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputada estadual Nejmi Aziz (PSD), abriu um espaço público para dar voz aos especialistas e autoridades em temas de relevância social dentro das linhas de ações da Cast. Batizado de Roda de Conversa, o primeiro tema a ser abordado envolve a comunidade LGBTQIA+ e trará especialistas do Amazonas no assunto. A Roda de Conversa “Direitos e Visibilidade LGBTQIA+” acontecerá na próxima segunda-feira (28), como parte dos eventos do Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+.

O evento será online e transmitido pela conta de Facebook da parlamentar, às 9h, para especialistas e representantes de instituições que atuam na luta pelos direitos dos LGBTI+ no Amazonas, para realizarem uma roda de conversa educativa em alusão ao Dia Internacional do Orgulho LGBT, celebrado anualmente no dia 28 de junho.

Intitulada Roda de conversa: Direitos e visibilidade LGBTI+, a oportunidade contará com a participação do Doutor em Saúde Coletiva, André Machado, do coordenador geral da Casa Miga Acolhimento LGBT, Lucas Brito, do psicólogo e pedagogo, Breno de Oliveira, da coordenadora estadual de Saúde LGBTI+ e professora assistente da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Vívian Marangoni, do defensor público titular da 1ª Defensoria Pública de 1ª Instância Especializada na Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, da Pessoa com Deficiência e de Grupos Socialmente Vulneráveis, Roger Queiroz, e da representante da Associação de Travestis, Transexuais e Transgêneros do Amazonas (Assotram), Rebecca Carvalho.

Os temas abordados por eles serão: o reconhecimento das identidades LGBTI+ nas políticas públicas, serviços e direitos que podem ser acessados pelas populações LGBTI+ através da Defensoria Pública do Estado do Amazonas, implantação da política estadual de saúde LGBTI+ no Amazonas, serviço de acolhimento LGBTI+ e serviços oferecidos pela Assotram para assegurar os direitos das pessoas atendidas.

O objetivo da roda de conversa educativa é contribuir para a reflexão sobre a importância de compreender e respeitar a existência do outro, e informar a população sobre os direitos que são garantidos à comunidade LGBTI+ e como eles podem ser acessados por essas pessoas.